Rio de Janeiro, 04 de Julho de 2026

Aumenta número de vítimas fatais na Venezuela, após duplo terremoto

No dia anterior, a contagem oficial era de 2.595 mortos. Em comunicado nas redes sociais, o presidente da Assembleia venezuelana, Jorge Rodríguez, atualizou...

Sábado, 04 de Julho de 2026 às 18:02, por: CdB

No dia anterior, a contagem oficial era de 2.595 mortos. Em comunicado nas redes sociais, o presidente da Assembleia venezuelana, Jorge Rodríguez, atualizou o número oficial de pessoas afetadas pelos tremores de 24 de junho, para 15.311.

Por Redação, com DW – de Caracas

O número de mortos provocados pelo duplo terremoto que atingiu a Venezuela há uma semana subiu neste sábado para 2.645, segundo o balanço divulgado pelas autoridades venezuelanas, que registam também 12.666 feridos.

Homem caminha sobre escombros em Catia la Mar, na Venezuela

No dia anterior, a contagem oficial era de 2.595 mortos. Em comunicado nas redes sociais, o presidente da Assembleia venezuelana, Jorge Rodríguez, atualizou o número oficial de pessoas afetadas pelos tremores de 24 de junho, para 15.311.

Jorge Rodríguez, irmão da Presidente interina Delcy Rodríguez, informou que cerca de 15.050 pessoas ficaram desalojadas e que 86.117 famílias receberam assistência.

 

Abrigos

Segundo os dados oficiais, 6.462 pessoas foram resgatadas com vida. Foram 885 os edifícios afetados, 189 dos quais ruíram completamente, levando à instalação de 59 abrigos temporários.

As autoridades, que decretaram sete dias de luto nacional, evitam divulgar dados sobre pessoas desaparecidas, mas as Nações Unidas estimam que o número destas ronde 50 mil.

Os tremores de magnitude 7,2 e 7,5 ocorreram a 200 quilômetros de Caracas, com menos de um minuto de intervalo, e foram seguidos por centenas de réplicas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

 

Tragédia

Dois terremotos de magnitude 7,5 e 7,2 na escala Richter atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira, deixando mortos e feridos. A presidente interina do país, Delcy Rodríguez, declarou estado de emergência. Um dois terremotos, de magnitude 7,5, foi o mais forte registrado no país em mais de um século.

O epicentro do tremor foi detectado a cerca de 170 quilômetros a leste da capital, Caracas, no município de Montalbán, no estado de Carabobo, na região central da Venezuela.

O Brasil enviou missão humanitária de busca e resgate; além de equipamentos para um hospital de campanha.

Edições digital e impressa