O tirolês destronou Novak Djokovic e se tornou o primeiro atleta de seu país a ficar na ponta da classificação. O espanhol Carlos Alcaraz, campeão do Grand Slam de Paris, pegou a segunda colocação, enquanto o veterano sérvio caiu para terceiro.
Por Redação, com ANSA – de Roma
O italiano Jannik Sinner, semifinalista em Roland Garros, na França, assumiu oficialmente a liderança do ranking mundial após a nova atualização da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
O tirolês destronou Novak Djokovic e se tornou o primeiro atleta de seu país a ficar na ponta da classificação. O espanhol Carlos Alcaraz, campeão do Grand Slam de Paris, pegou a segunda colocação, enquanto o veterano sérvio caiu para terceiro.
“Testemunhas de uma história que está sendo escrita. Este é o momento do Jannik, este é o novo nº 1”, informou a ATP.
Em quarto lugar, o alemão Alexander Zverev precede ligeiramente o russo Daniil Medvedev. Mais atrás, com posições inalteradas, estão presentes Andrey Rublev, Casper Ruud, Hubert Hurkacz, Alex de Minaur e Grigor Dimitrov.
A nova atualização da tabela tem a presença de oito italianos entre os 100 melhores do mundo: Lorenzo Musetti (30º), Matteo Arnaldi (34º), Luciano Darderi (41º), Flavio Cobolli (5º), Lorenzo Sonego (58º), Luca Nardi (73º) e Matteo Berrettini (95º). Já Fabio Fognini deixou o top 100 ao cair para a posição 102.
No feminino, a italiana Jasmine Paolini, vice-campeã de duplas e simples em Roland Garros, também subiu no ranking mundial da Associação de Tênis Feminino (WTA) e atingiu o sétimo degrau.
A toscana se tornou a quinta italiana na história a permanecer entre as 10 primeiras posicionadas na tabela da instituição.
Número 1 do mundo vence italiana e é tetracampeã de Roland Garros
A tenista polonesa Iga Swiatek, número 1 no ranking mundial, venceu neste sábado a italiana Jasmine Paolini, na final feminina de Roland Garros, em Paris, e tornou-se tetracampeã do torneio disputado na França.
A melhor tenista da atualidade derrotou a grande surpresa de Roland Garros, por 2 sets a 0, em pouco mais de uma hora de partida, com parciais 6/2 e 6/1.
Tetracampeã do torneio
Com a vitória, Swiatek torna-se tetracampeã do torneio, o qual dominou do início ao fim e não deu chances para suas rivais, depois de ter levantado a taça em 2020, 2022 e 2023. Em sua carreira, a polonesa de 23 anos também venceu o US Open de 2022.
Apesar da derrota, Paolini foi considerada a grande sensação de Roland Garros e fez história ao disputar sua primeira final de Grand Slam da sua carreira. Atualmente, ela ocupa a 15ª posição no ranking mundial.