Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Ataques russos na Ucrânia deixam mortos e causam danos

Arquivado em:
Segunda, 25 de Setembro de 2023 às 13:25, por: CdB

Os ataques se intensificaram à medida que Kiev prossegue com uma contraofensiva no sul e no leste, que tem obtido ganhos lentos, mas que pode ser impulsionada pela entrega de tanques Abrams fabricados nos Estados Unidos.


Por Redação, com Reuters - de Kiev


Os ataques aéreos russos mataram quatro pessoas na Ucrânia e causaram "danos significativos" à infraestrutura do porto de Odessa, no Mar Negro, e às instalações de armazenamento de grãos, disseram autoridades ucranianas nesta segunda-feira.




ataques.jpeg
Os ataques aéreos russos mataram quatro pessoas na Ucrânia e causaram "danos significativos"

Os ataques são parte de uma campanha aérea que tem dificultado a exportação de produtos da Ucrânia, grande produtora de grãos, desde que Moscou desistiu de um acordo em meados de julho que havia permitido os embarques pelo Mar Negro e ajudado a combater uma crise global de alimentos.


Os ataques se intensificaram à medida que Kiev prossegue com uma contraofensiva no sul e no leste, que tem obtido ganhos lentos, mas que pode ser impulsionada pela entrega de tanques Abrams fabricados nos Estados Unidos, anunciada nesta segunda-feira pelo presidente Volodymyr Zelenskiy.


– Outro ataque maciço a Odessa! – afirmou a ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, no X. "O ataque resultou na destruição de instalações de armazenamento de grãos e em danos significativos ao porto marítimo."



Região de Odessa


Oleh Kiper, governador da região de Odessa, disse que as instalações atingidas continham quase mil toneladas de grãos e que os corpos de dois homens foram encontrados sob os escombros de um local onde os grãos eram armazenados.


Os militares da Ucrânia disseram que 19 drones Shahed de fabricação iraniana e 11 mísseis de cruzeiro foram abatidos durante a noite, a maioria deles direcionados à região de Odessa. As instalações de armazenamento de grãos que foram destruídas foram atingidas por dois mísseis supersônicos, segundo eles.


O Ministério da Energia disse que os danos às redes elétricas cortaram a energia de mais de mil consumidores na região de Odessa, uma lembrança dos ataques aéreos que, por vezes, deixaram milhões de ucranianos sem aquecimento e luz no frio congelante do último inverno.


Um homem de 73 anos e uma mulher de 70 foram mortos em um ataque aéreo separado na cidade de Beryslav, na região de Kherson, segundo as autoridades.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo