Rio de Janeiro, 22 de Abril de 2025

Ataques ao DeepSeek se multiplicam desde o seu lançamento

O aumento expressivo de domínios no período está alinhado com o momento em que o programa foi lançado oficialmente, no dia 20 de janeiro. No entanto, a análise da pesquisa já identificou padrões de fraudes associadas à nova IA.

Sexta, 21 de Fevereiro de 2025 às 20:20, por: CdB

O aumento expressivo de domínios no período está alinhado com o momento em que o programa foi lançado oficialmente, no dia 20 de janeiro. No entanto, a análise da pesquisa já identificou padrões de fraudes associadas à nova IA.

Por Redação – de São Paulo

A recente chegada da DeepSeek, nova inteligência artificial chinesa, já desperta a atenção do mercado não apenas pelo seu potencial, mas também pelo crescimento dos ataques à plataforma e das fraudes associadas à empresa. Segundo levantamento da Branddi, empresa especializada em proteção de marcas, nesta sexta-feira, em janeiro foram criados 2.137 sites falsos utilizando o domínio da DeepSeek. Destes, 1.983 foram registrados apenas entre os dias 26 e 31. Além disso, outros 230 foram detectados somente no primeiro final de semana de fevereiro.

ia-1.png
Afinal, a inteligência artificial, tão propalada por quem não entende nada de educação, pode substituir a falta de inteligência humana de governadores

O aumento expressivo de domínios no período está alinhado com o momento em que o programa foi lançado oficialmente, no dia 20 de janeiro. No entanto, a análise da pesquisa já identificou padrões de fraudes associadas à nova IA. Entre os principais golpes detectados estão a venda de tokens (ativos digitais) falsos através da DeepSeek e ofertas de versões do aplicativo em criptomoedas, explorando o nome da plataforma para enganar internautas e investidores.

 

Usuários

Outro ponto de atenção está relacionado ao ambiente dos anúncios digitais. A Branddi detectou ações em que golpistas rodam anúncios no Meta Ads para divulgar promoções falsas utilizando indevidamente o nome da DeepSeek.

Continue lendo

Gustavo Mariotto, CSO da Branddi, explica a relação entre o nome da nova IA com os golpes que vêm sendo aplicados.

— É importante ressaltar que, em todos os casos citados, as ações partem de golpistas que utilizam a DeepSeek como meio para a realização das fraudes. De toda forma, a plataforma não deve ser culpabilizada pelos golpes aplicados — conclui Mariotto.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo