Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, mas a ação é similar a outras duas realizadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico de Khorasan (EI-K ou ISIS-K) em pouco mais de um mês. Em 8 de outubro, um ação em uma mesquita de Kunduz deixou 80 mortos; uma semana depois, foram 41 vítimas em Kandahar.
Por Redação, com ANSA - de Spin Ghar
Um ataque a uma mesquita no distrito de Spin Ghar, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, deixou ao menos três mortos e 15 feridos nesta sexta-feira, dia sagrado de orações para os muçulmanos.Os ataques
O EI-K é um rival do Talebã e os ataques começaram a ser comuns desde que os fundamentalistas retomaram o poder político do país com a saída das tropas ocidentais no fim de agosto. Os dois são muçulmanos sunitas, mas tem visões diferentes do mundo: enquanto o Talebã quer um "califado" dentro do território afegão apenas, o EI quer se expandir o máximo possível e combater uma guerra internacional. Além disso, esses ataques ocorrem frequentemente contra xiitas, que o Estado Islâmico considera como muçulmanos "infiéis".O Afeganistão tem enfrentado uma série de explosões e ataques terroristas nos últimos meses, deixando dezenas de vítimas mortais em todo o país.