Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Artistas brasileiros vencem em 10 categorias do Grammy Latino

Na 26ª edição do Grammy Latino, artistas brasileiros conquistaram 10 prêmios, com Liniker levando três estatuetas. Descubra os vencedores e suas conquistas!

Sexta, 14 de Novembro de 2025 às 11:42, por: CdB

O prêmio é considerado um dos mais importantes da música. A cantora Liniker levou três estatuetas.

Por Redação, com CartaCapital – de  Las Vegas, nos Estados Unidos

A 26ª edição do Grammy Latino, em Las Vegas, nos Estados Unidos, premiou artistas brasileiros em 10 categorias na noite de quinta-feira. 

Artistas brasileiros vencem em 10 categorias do Grammy Latino | Liniker se apresenta na 26ª edição do Grammy Latino. Cantora levou três gramofones dourados para a casa
Liniker se apresenta na 26ª edição do Grammy Latino. Cantora levou três gramofones dourados para a casa

O prêmio é considerado um dos mais importantes da música e homenageia obras gravadas em espanhol, português ou em dialetos presentes na América Latina, Espanha, Portugal, além da população latina dos Estados Unidos e Canadá.

Ao todo, foram 60 categorias premiadas pela Academia Latina de Gravação. Dezenas de brasileiros estavam indicados, entre eles Joyce Alane, Alcione, Julia Mestre, Marina Sena e o grupo de músicas infantis Palavra Cantada.

Nas categorias principais, abertas a todos os países, Bad Bunny venceu Álbum do Ano com Debí Tirar Más Fotos. A canção do Ano ficou com Karol G por Si Antes Te Hubiera Conocido. Já o troféu de Gravação do Ano foi para Alejandro Sanz com Palmeras en el Jardín.

Os brasileiros premiados

O Brasil foi vencedor em 10 categorias. Em três delas, Liniker levou o gramofone dourado, se tornando a artista brasileira com o maior número de estatuetas. Ela, que já contava com um Grammy na carreira, concorria em sete categorias nesta 26ª edição.

No discurso, a cantora e compositora exaltou a representatividade travesti na música. “É um prazer enorme poder vencer em uma categoria em que compositoras são celebradas. Eu escrevo desde meus 16 anos e a escrita, a poesia tem sido a minha maior forma de existência. Ser uma travesti compositora no Brasil que mata a gente é difícil demais”, disse. “Que cada vez mais a nossa história possa ser contada e celebrada como hoje”, completou a artista.

Veja a lista dos brasileiros premiados com o Grammy Latino:

Liniker, com três troféus — Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa (Caju); Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa (Caju); Melhor Canção em Língua Portuguesa (Veludo Marrom);

João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, com um troféu — Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa (Dominguinho);

Luedji Luna, com um troféu — Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira (Um Mar Pra Cada Um);

Sorriso Maroto, com um troféu — Melhor Álbum de Samba/Pagode (Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 – Homenagem Ao Fundo De Quintal);

Baianasystem, com um troféu — Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa (O Mundo Dá Voltas);

Chitãozinho & Xororó, com um troféu – Melhor Álbum de Música Sertaneja (José & Durval);

Eli Soares, com um troféu – Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa (Memóri4s Ao Vivo); e

Hamilton De Holanda Trio, com um troféu – Melhor Álbum de Jazz Latino (Hamilton de Holanda Trio Live in NYC).

Edições digital e impressa