Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Argentina presta últimas homenagens aos tripulantes de submarino naufragado há um ano

O ARA San Juan tinha um suprimento de ar de sete dias quando relatou sua posição pela última vez, em 15 de novembro de 2017.

Sábado, 17 de Novembro de 2018 às 15:14, por: CdB

O ARA San Juan tinha um suprimento de ar de sete dias quando relatou sua posição pela última vez, em 15 de novembro de 2017.

 
Por Redação - de Buenos Aires
  A Marinha da Argentina informou neste sábado que uma empresa privada contratada pelo governo localizou o submarino ARA San Juan a cerca de 800 metros abaixo da superfície do oceano, um ano depois de desaparecer, com 44 tripulantes a bordo.
submarino-argentina.jpg
O submarino ARA San Juan foi visto, pela última vez, há exatamente um ano, quando deixava o sul da Argentina rumo a Mar del Plata
O San Juan tinha um suprimento de ar de sete dias quando relatou sua posição pela última vez, em 15 de novembro de 2017. A tripulação recebeu ordens para retornar a uma base naval em Mar del Plata, na costa leste do país, depois de informar que a água havia entrado no aparelho.

Orçamento

A Ocean Infinity, uma companhia marítima que pode pesquisar e mapear o fundo do mar, foi contratada pela Argentina após o fracasso de uma operação internacional massiva para encontrar a embarcação depois que ela desapareceu no Atlântico Sul. O San Juan estava a cerca de 430 quilômetros da costa patagônica da Argentina quando enviou seu último sinal. O desastre estimulou o exame do estado das forças armadas na Argentina, que — após uma série de crises financeiras — tem um dos menores orçamentos de defesa da América Latina em relação ao tamanho de sua economia.
Edições digital e impressa