Os números mostram uma recuperação em relação ao levantamento anterior, divulgado em julho. Naquele momento, a desaprovação somava três pontos percentuais a mais do que agora.
Por Redação – de Brasília
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 50% de aprovação entre os eleitores brasileiros, segundo pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira. O resultado marca uma virada no saldo de avaliação, já que a taxa de desaprovação recuou para 48%, deixando o governo em terreno positivo.

Os números mostram uma recuperação em relação ao levantamento anterior, divulgado em julho. Naquele momento, a desaprovação somava três pontos percentuais a mais do que agora, enquanto a aprovação subiu sete pontos no mesmo período.
O estudo revela ainda que Lula mantém um apoio expressivo entre eleitores de esquerda, com 95% de aprovação. Entretanto, chama a atenção o crescimento em segmentos mais heterogêneos: entre os eleitores de centro, o índice favorável alcançou 49% e, na classe média, chega a 51%.
Notícias
Ainda de acordo com o levantamento, a percepção dos brasileiros sobre o noticiário envolvendo o governo do presidente Lula também apresentou melhora em setembro em comparação a julho. Os números, apresentados em primeira mão no canal norte-americano de TV CNN Brasil, mostram que 38% dos entrevistados avaliam que as notícias recentes sobre o governo foram favoráveis, enquanto 35% as consideram desfavoráveis. Outros 19% julgaram que as informações foram neutras, e 7% não souberam dizer ou não responderam.
O estudo ouvir 2,5 mil pessoas em todas as regiões do país entre os dias 19 e 22 de setembro. A pesquisa apresenta margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95,45%. A pesquisa foi realizada antes da fala de Lula na Assembleia Geral da ONU.