Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2026

Apagão atinge 12 bairros do Rio em dia de calor extremo

Moradores enfrentam apagão em 12 bairros do Rio durante calor de 40°C. Saiba como a Light está lidando com a situação.

Terça, 13 de Janeiro de 2026 às 12:35, por: CdB

Com temperaturas em 40°C, moradores relataram calor intenso por horas em regiões das Zonas Norte, Oeste e Sudoeste.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Moradores de ao menos 12 bairros do Rio enfrentaram horas sem energia elétrica entre a noite de segunda-feira e a manhã desta terça, justamente durante um período de calor extremo na cidade, com os termômetros chegando a 40°C. Em algumas regiões, o fornecimento chegou a ficar interrompido por mais de três horas.

Apagão atinge 12 bairros do Rio em dia de calor extremo | Light disse que energia já foi reestabelecida em vários pontos
Light disse que energia já foi reestabelecida em vários pontos

A instabilidade na rede da Light afetou bairros da Zona Norte como Méier, Tijuca, Cachambi, Todos os Santos, Del Castilho, Maria da Graça, Engenho de Dentro, Jacarezinho e Benfica.

Também houve registros de falta de luz na Cidade de Deus e no Rio das Pedras, na Zona Sudoeste, além de Campo Grande e Vila Kennedy, na Zona Oeste.

Nas redes sociais, moradores relataram dificuldades para dormir, problemas de saúde e preocupação com crianças, idosos e animais por causa do calor intenso.

– Maria da Graça, Méier e Cachambi sem luz no dia mais quente do ano. O ano mal começou e já é a terceira vez que falta luz na Zona Norte – escreveu um morador.

Outro relato chamou atenção para a situação dentro de casa: “Recém-nascida, animais e mais uma noite sem luz no Grande Méier, justo no dia mais quente do ano”.

Na Zona Oeste, as queixas também foram recorrentes. “Aqui na Vila Kennedy, quase todo dia falta luz. Essa noite foi horrível. Criança passando mal, animal passando mal e já indo para quase 24h sem energia”, disse outro morador.

O que diz a Light?

Em nota, a Light informou que o fornecimento de energia já foi restabelecido para a maior parte dos clientes afetados em trechos de bairros da Zona Norte, como Cachambi, Méier e Engenho de Dentro. Segundo a concessionária, equipes seguem atuando para normalizar completamente o serviço, e as causas da ocorrência estão sendo apuradas.

Sobre os bairros da Zona Oeste, a empresa afirmou que o fornecimento foi normalizado em regiões como Campo Grande, Cidade de Deus e Santíssimo. A Light destacou que essas áreas apresentam altos índices de ligações clandestinas, prática que se intensifica durante o verão e pode sobrecarregar a rede elétrica, provocando quedas de energia, curtos-circuitos e incêndios.

Edições digital e impressa