Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Analistas aprovam operação bilionária entre Assaí e GPA

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Sexta, 15 de Outubro de 2021 às 11:09, por: CdB

A operação comercial concluída nesta sexta-feira entre os grupos Assaí e o Pão de Açúca prevê a conversão de lojas Extra Hiper operadas pelo GPA em atacarejos, que passarão a ser operados pelo Assaí. O GPA vai receber um valor total estimado de R$ 5,2 bilhões.

Por Redação - de São Paulo
A compra pelo grupo Assaí de unidades do Grupo Pão de Açúcar (GPA), nesta quinta-feira, foi bem recebida no mercado financeiro e contribuiu para um ganho de cerca de R$ 1,5 bilhão de valor de mercado para o varejista. As ações do GPA começaram o dia na Bolsa brasileira com ganhos de mais de 18% chegando à cotação de R$ 33,22.
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A rede Extra passa a oferecer produtos tanto no atacado quanto no varejo
A operação comercial prevê a conversão de lojas Extra Hiper operadas pelo GPA em atacarejos, que passarão a ser operados pelo Assaí. O GPA vai receber um valor total estimado de R$ 5,2 bilhões. Para o banco norte-americano Citi, a venda de 71 lojas Extra Hiper para o Assaí e consequente conversão das demais lojas para outros formatos são dois movimentos positivos para o GPA. Em relatório, os analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo destacam que o acordo põe fim a um formato que vinha apresentando baixo desempenho em termos de crescimento de vendas e margens.

Expansão

Para o Assaí, a mudança adiciona 71 lojas às atuais 187 unidades. As novas lojas têm cerca de 7 mil a 8 mil metros quadrados de área contra a média de 5,5 mil metros quadrados dos atacarejos do Assaí. Para a corretora XP Investimentos, o memorando assinado entre GPA e Assaí pode parecer caro à primeira vista, mas após algumas análises, a casa concluiu que a operação agrega valor mesmo sob premissas conservadoras. Em relatório, os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday ressaltam que a operação deve acelerar o plano de expansão do Assaí, adicionando localizações estratégicas, espalhadas por várias capitais brasileiras e grandes cidades, com pouca ou nenhuma sobreposição de lojas com o parque atual do Assai. “Acreditamos que as lojas maiores devem permitir ao Assaí oferecer uma experiência melhor, com maior sortimento de produtos e ofertas de alguns serviços, como açougue, por exemplo”, concluem, em nota aos investidores.
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