Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Amorim quer a participação do Brasil em reunião com a ONU

Arquivado em:
Quinta, 06 de Janeiro de 2005 às 13:26, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu a participação do Brasil na reunião proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) com os credores dos países asiáticos afetados pelo maremoto. As ondas gigantes podem ter matado mais de 120 mil pessoas. O encontro em Genebra vai acontecer no próximo dia 11 de janeiro.

Alegando que não poderá participar da reunião, que acontece no mesmo dia da reunião do Conselho de Segurança sobre o Haiti, Amorim sugeriu o nome do ministro do gabinete de Segurança Institucional, o general Jorge Armando Félix.

A ajuda humanitária que o Brasil está oferecendo aos países asiáticos atingidos foi um dos temas lembrados pelo presidente Lula na reunião com os 49 embaixadores (leia também Presidente discute política externa com embaixadores e ministro Celso Amorim). Segundo ele, Lula lembrou o compromisso do Brasil com a solidariedade e a possibilidade que as Forças Armadas ajudem ainda mais os países atingidos.

- O primeiro avião a aterrisar foi o nosso, por decisão específica do presidente da república. Essa atidude continuará dentro das nossas possibilidade mas tendo consciência de que o fato de o Brasil ser um país pobre não nos impede e não deve impedir de ajudar os outros solidariamente - disse Amorim.

 

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo