As vitórias verdes coincidiram com contratempos nos Estados do Colorado, Arizona e Washington, cujos eleitores rejeitaram iniciativas para reduzir os combustíveis fósseis diminuindo a prospecção.
Por Redação, com Reuters - de Nova York
Ambientalistas dos Estados Unidos comemoraram a eleição de candidatos que prometeram um “New Deal Verde”, mas alertaram que será difícil cumprir metas ecológicas no governo do presidente Donald Trump.
O Congresso receberá quatro deputados novos que fizeram campanha defendendo um programa de obras públicas, semelhante ao New Deal do presidente Franklin D. Roosevelt, que ajudou a acabar com a depressão nos anos 1930, com o objetivo de criar uma economia de energias renováveis.
Mas o plano precisará de uma embalagem diferente, disse Brian Greenhill, cientista político da Universidade de Albany, tendo em conta que Trump revogou regulamentos climáticos e disse não acreditar no aquecimento global causado pelo homem.
– Não consigo imaginar que, no governo Trump, qualquer coisa rotulada como ‘um New Deal Verde’ tenha sucesso, especialmente se for formulado em termos do aquecimento global – disse ele à Thomson Reuters Foundation.