Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla. A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para US$ 42,6 bilhões, disse a Kantar.
Por Redação, com agências internacionais - de Nova York, NY-EUA
A Amazon e a Apple ocupam o topo da lista das marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ. A Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de US$ 684 bilhões, seguida pela Apple, com US$ 612 bilhões, e pelo Google, da Alphabet, com US$ 458 bilhões, disse a Kantar.
A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba ficou em sétimo lugar.
— As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais tendências que moldam a China e o mercado global — disse à agência inglesa de notícias Reuters, o diretor de estratégia global da Kantar BrandZ, Graham Staplehurst.
Automóveis
Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla. A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para US$ 42,6 bilhões, disse a Kantar.
As principais marcas chinesas consolidaram sua liderança sobre as principais marcas europeias: a China representou 14% das 100 maiores marcas, ante 11% há uma década, enquanto as marcas europeias responderam por 8%, ante 20% uma década atrás, disse a Kantar.