Campeão mundial de automobilismo, Fernando Alonso, da Renault, tornou-se o primeiro espanhol a vencer o Grande Prêmio da Espanha, realizado neste domingo, para o delírio dos 130 mil torcedores que foram ao circuito. Observado pelo rei Juan Carlos e por uma multidão de compatriotas vestidos com o amarelo e azul da Renault, o piloto de 24 anos acabou com as esperanças de Michael Schumacher de conseguir a terceira vitória seguida com a Ferrari.
O alemão, que já venceu seis vezes no circuito da Catalunha e é o adversário mais próximo de Alonso no campeonato depois de vencer em Nuerburgring no fim de semana passado, terminou em segundo 18,5 segundos atrás. A terceira vitória de Alonso na temporada, e a 11ª da sua carreira, ampliou sua vantagem no campeonato sobre o heptacampeão mundial para 15 pontos após seis etapas. Além disso, o espanhol agora subiu ao pódio nas 12 últimas corridas.
Após uma prova estratégica, Alonso chegou aos 54 pontos na classificação contra 39 de Schumacher. Companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella completou o pódio com a Renault, e anunciou um contrato de longo prazo com a Fórmula 1 depois que as montadoras concordaram em assinar um novo acordo comercial para 2012.
O brasileiro Felipe Massa ficou em quarto com a Ferrari, à frente de Kimi Raikkonen, da McLaren, Jenson Button, da Honda, e Rubens Barrichello, também da Honda. O alemão Nick Heidfeld garantiu o último ponto ao terminar em oitavo com a BMW Sauber.