Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

Afastamento de diretores de penitenciária é mantido pelo STJ

O STJ confirma o afastamento de diretores da Penitenciária de Sinop, acusados de tortura contra detentos. Decisão final será da Sexta Turma.

Segunda, 12 de Janeiro de 2026 às 14:28, por: CdB

A decisão final caberá, porém, à Sexta Turma da Corte.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, manteve o afastamento de Adalberto Dias de Oliveira e Antônio Carlos Negreiros dos Santos, diretor e subdiretor da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop (MT). Eles são acusados de praticar tortura contra detentos.

Afastamento de diretores de penitenciária é mantido pelo STJ | Ministro Herman Benjamin, presidente do STJ
Ministro Herman Benjamin, presidente do STJ

Tribunal de Justiça de Mato Grosso

A defesa dos investigados recorreu ao STJ contra um habeas corpus acolhido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso que afastou os servidores públicos de suas funções. Os advogados alegam que a medida liminar viola o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Além disso, a defesa argumentou que o HC não seria o instrumento adequado para determinar o afastamento, pois ele é utilizado para garantir a liberdade de locomoção.

Na decisão, Benjamin afirmou não haver “manifesta ilegalidade ou urgência a justificar o deferimento do pleito liminar”. Apesar de o ministro rejeitar a suspensão do habeas corpus, a decisão final passará pelo crivo da Sexta Turma do STJ. O presidente solicitou ainda informações ao TJ-MT e um parecer ao Ministério Público Federal sobre o caso.

Edições digital e impressa