Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2026

Ação internacional apreende 1,3 tonelada de cocaína no alto-mar

Operação internacional liderada pela Polícia Federal e Marinha francesa resulta na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína no Brasil, com valor estimado de R$ 253 milhões.

Terça, 10 de Fevereiro de 2026 às 11:59, por: CdB

De acordo com a Embaixada da França no Brasil, a fragata apreendeu um total de 1.375 kg do entorpecente.

Por Redação, com ABr – de Washington

A Polícia Federal e órgãos similares do Reino Unido e Estados Unidos participaram de uma operação internacional que, com a ajuda de uma fragata da Marinha francesa, apreenderam 1,3 tonelada de cocaína em alto mar.

Ação internacional apreende 1,3 tonelada de cocaína no alto-mar | Entre os detidos estão três tripulantes brasileiros
Entre os detidos estão três tripulantes brasileiros

A apreensão ocorreu no último domingo “em área marítima externa à costa brasileira”. 

A operação contou com apoio de organismos internacionais especializados no enfrentamento ao tráfico transnacional, como a agência britânica National Crime Agency (NCA) e a Drug Enforcement Administration (DEA), dos EUA.

De acordo com a Embaixada da França no Brasil, a fragata apreendeu um total de 1.375 kg do entorpecente. O valor estimado para a carga é, segundo as autoridades francesas, de 41 milhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 253 milhões na cotação desta terça-feira.

Intervenção

Em nota, a PF informou que a intervenção marítima foi conduzida “após o compartilhamento de informações operacionais repassadas em janeiro de 2026, que indicavam a possível utilização de rotas oceânicas para o transporte de cargas ilícitas por organizações criminosas atuantes na América do Sul”.

A PF repassou às equipes estrangeiras informações sobre rotas marítimas, padrões de navegação, logística utilizada por grupos criminosos, bem como o perfil de embarcações normalmente associadas ao transporte de drogas ilícitas.

A Marinha francesa entregou três tripulantes brasileiros às autoridades brasileiras no Porto de Mucuripe, em Fortaleza.

Os brasileiros já foram conduzidos à Superintendência Regional da PF no Ceará.

Edições digital e impressa