As autoridades federais mexicanas anunciaram na última terça-feira a detenção de dois traficantes de pessoas que traziam seus clientes do Brasil para tentar levá-los aos Estados Unidos.
Em um comunicado, a Polícia Federal Preventiva (PFP) informou que na operação também foram presos 39 brasileiros ilegais que se hospedavam de forma clandestina em um hotel da capital.
Os detidos são Allan Fernandes de Oliveira, de 18 anos de idade, que atuava como ligação do Brasil com células de traficantes de pessoas na capital mexicana, Hermosillo, Cadereyta e Nuevo Laredo, e Andrés Rodríguez García, gerente do Hotel Monte Real, que hospedava os brasileiros.
O grupo trabalhava sobretudo na Cidade do México e no norte do país, de onde introduzia cerca de sessenta brasileiros nos EUA por mês.
Um telefonema de denúncia permitiu descobrir ontem a chegada de um grupo no vôo 910 da AeroBolivia.
A polícia e o Instituto Nacional de Migração (INM) seguiram o grupo até o hotel Monte Real, no centro da cidade, e ali acharam outros supostos indocumentados em um total de 39 pessoas.
Vários deles identificaram Fernandes e Rodríguez como os supostos 'polleros', sendo feita assim a prisão.
A polícia encontrou também documentação que acredita ser pelo pagamento de mais de 520.000 pesos (mais ou menos 46.450 dólares) recebidos pelos traficantes de pessoas.
39 brasileiros são presos no México
Arquivado em:
Quarta, 10 de Dezembro de 2003 às 02:51, por: CdB