Cerca de 130 mil pessoas de 11 cidades do departamento (estado) colombiano de Antioquia estão desde sábado sem luz, em conseqüência de um atentado contra duas torres de transmissão. A informação foi dada neste domingo pelas autoridades locais. A polícia e a Secretaria de Governo departamental atribuíram a queda das torres a rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Os atentados com explosivos foram cometidos entre os municípios de Campamento e Angostura, cerca de 300 quilômetros ao noroeste de Bogotá.
Os municípios sem eletricidade são Yarumal, San José de la Montaña, Peque, Toledo, Anorí, Valdivia, Briceño, Ituango, San Andrés de Cuerquia, Angostura e Campamento.
O comandante da polícia de Antioquia, coronel Dagoberto García, disse que as Farc destruíram as torres para desviar as atenções de uma ofensiva militar do Exército contra o grupo nessa região. O alto oficial também disse que tropas e polícia especialista na luta contra guerrilhas foram enviadas para a zona dos atentados com o objetivo de garantir a segurança dos técnicos e operários que consertarão os danos.