O cargo de secretário-geral do Partido Comunista é o mais poderoso do país. Desde 1993, o presidente em exercício da legenda também é o presidente da China. Os novos membros do Comitê Permanente do Politburo, o órgão decisório mais poderoso da China, caminharam no Grande Salão do Povo em Pequim por ordem de classificação.
Por Redação, com agências internacionais - de Pequim
Eleito para o terceiro mandato de cinco anos, o presidente chinês Xi Jinping anunciou, neste domingo, sua principal equipe de trabalho, culminando com meses de preparativos a portas fechadas, cercado de aliados e com o poder consolidando. Jinping foi reconduzido para a chefia do governo, como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh).
O cargo de secretário-geral do Partido Comunista é o mais poderoso do país. Desde 1993, o presidente em exercício da legenda também é o presidente da China. Os novos membros do Comitê Permanente do Politburo, o órgão decisório mais poderoso da China, caminharam no Grande Salão do Povo em Pequim por ordem de classificação – revelando publicamente pela primeira vez os rostos que estarão no topo do partido ao longo a próxima meia década.
O comitê permanente é formalmente nomeado por uma votação do recém-formado Comitê Central do partido, seu corpo de liderança de 205 membros.
Integram a equipe de governo:
Xi Jinping, 69: O líder supremo da China está iniciando um terceiro mandato como chefe do Partido Comunista, quebrando um precedente recente ao garantir mais cinco anos no poder.
Li Qiang, 63: O chefe do partido de Xangai deve se tornar o próximo primeiro-ministro da China em março, depois que o titular Li Keqiang deixar o cargo. É a posição mais alta depois de Xi Jinping.
Zhao Leji, 65: Vindo da província natal ancestral de Xi, Zhao é atualmente chefe do órgão anticorrupção do Partido Comunista.
Wang Huning, 67: Wang é um teórico do Partido extremamente influente que escreveu políticas para Xi e seus antecessores Hu Jintao e Jiang Zemin.
Cai Qi, 66: Cai é o chefe do partido em Pequim e um dos confidentes mais confiáveis de Xi, com laços que remontam à época de Xi na província de Fujian, no sul. Cai supervisionou os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
Li Xi, 66: Li é o atual chefe do partido da província de Guangdong, motor econômico do sul da China. Um aliado confiável de Xi, ele deve supervisionar a organização anticorrupção.
Ding Xuexiang, 60: O chefe de gabinete e assessor próximo de Xi era amplamente visto como um dos principais candidatos, apesar da falta de experiência como chefe ou governador do partido em nível provincial.
Telegrama
Logo após o encerramento da votação, nesta manhã (horário local), o presidente russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama parabenizando Xi Jinping. Putin destacou que a vitória confirma sua alta autoridade política e a união do Partido Comunista Chinês.
"Ficarei feliz em continuar o diálogo construtivo e a trabalhar em estreita colaboração no desenvolvimento de uma parceria abrangente", afirmou Putin.
Putin destacou que a vitória confirma sua alta autoridade política e a união do Partido Comunista Chinês. O líder russo também expressou sua confiança de que as decisões do congresso contribuirão para a implementação das tarefas estabelecidas pelo país e fortalecimento de sua posição no mundo.