Presidente russo parabenizou o estadunidense horas antes da posse. Trump prometeu acabar com o conflito rapidamente em seu segundo mandato, sem dizer como.
Por Redação, com CartaCapital e ANSA – de Moscou
O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou nesta segunda-feira o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes de sua posse, e disse que está “aberto ao diálogo” sobre a Ucrânia para alcançar uma “paz duradoura”, quase três anos após o início do conflito.

Trump prometeu acabar com o conflito rapidamente em seu segundo mandato, sem dizer como.
– Também estamos abertos ao diálogo com o novo governo norte-americano sobre o conflito ucraniano – disse Putin em uma reunião com ministros transmitida pela televisão russa.
– Quanto à solução da situação, gostaria de enfatizar que seu objetivo não deve ser uma breve trégua (…), mas uma paz duradoura baseada no respeito aos interesses legítimos de todas as pessoas – acrescentou.
– É claro que lutaremos pelos interesses da Rússia, pelos interesses do povo russo – afirmou o presidente russo.
Guerra na Ucrânia
O magnata republicano prometeu no ano passado acabar com “a guerra na Ucrânia” e afirmou que evitaria uma “Terceira Guerra Mundial”.
Putin acolheu com satisfação o desejo de Trump de evitar uma terceira guerra mundial.
Ataque aéreo da Rússia deixa mortos e feridos na Ucrânia
Um ataque aéreo da Rússia contra Kiev, capital da Ucrânia, deixou pelo menos três mortos e outras três pessoas feridas no sábado.
Mísseis balísticos atingiram a cidade pouco antes das 6h da manhã (horário local) e também danificaram infraestruturas civis. “Minhas condolências às famílias e aos amigos”, escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Telegram.
Os mortos são uma mulher de 41 anos de idade e dois homens de 43 e 25. Todos residiam no bairro de Shevchenkiv.
De acordo com a Aeronáutica da Ucrânia, a Rússia disparou quatro mísseis balísticos Iskander-M/KN-23 e 39 drones kamikazes do tipo Shahed, de fabricação iraniana, contra o país neste sábado. Dois mísseis e 24 drones foram abatidos pela defesa antiaérea.