No entanto a mensagem de esperança foi acompanhada de um alerta para o Hamas, que tem mostrado resistência a entregar as armas.
Por Redação, com ANSA – de Washington
Em visita a Israel, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou estar “muito otimista” com o cessar-fogo em vigor na Faixa de Gaza, mas alertou que o grupo fundamentalista Hamas será “aniquilado” se não entregar as armas nas próximas etapas das negociações.

– Posso dizer com 100% de certeza que vai funcionar? Não. Mas coisas difíceis só se realizam tentando. Será necessário um trabalho constante de supervisão, porém estou otimista – disse Vance em coletiva de imprensa no sul de Israel nesta terça-feira.
No entanto a mensagem de esperança foi acompanhada de um alerta para o Hamas, que tem mostrado resistência a entregar as armas. “A nossa advertência ao Hamas é muito clara: deve se desarmar, se comportar bem, e os milicianos não devem matar uns aos outros e matar seus compatriotas palestinos. Se o Hamas não respeitar essas condições, será aniquilado”, prometeu o vice de Donald Trump.
Vance ainda enfatizou que os recentes episódios de violência localizada na Faixa de Gaza “não representam o fim da trégua”, sinalizando que, para os EUA, casos pontuais não podem levar a um colapso total do acordo.
Além disso, admitiu que “ainda há bastante trabalho a ser feito” e que a reconstrução do enclave palestino “exigirá muito tempo”.
Nova ofensiva
Vance ficará em Israel até quarta-feira, em uma viagem voltada a garantir que o governo do premiê Benjamin Netanyahu não lance uma nova ofensiva contra Gaza, apesar da pressão de ministros de ultradireita.
Enquanto isso, o Hamas anunciou que entregará mais dois corpos de reféns nesta terça, o que levará para 15 o número de restos mortais restituídos pelo grupo no âmbito do cessar-fogo, de um total de 28 que eram mantidos em Gaza até o início do acordo.