A base permitirá a aceleração do programa espacial da UE, campo cada vez mais concorrido devido às chegadas de China e Índia. Além do lançamento de satélites, o novo centro de Esrange será utilizado no projeto da Agência Espacial Europeia.
Por Redação, com ANSA - de Bruxelas
A União Europeia inaugurou nesta sexta-feira, em Kiruna, cidade sueca à beira do Círculo Polar Ártico, sua primeira base de lançamento de satélites em território continental.
O bloco já possui um espaçoporto em Kourou, na Guiana Francesa, mas o Centro Espacial de Esrange é seu primeiro no próprio continente europeu.
Espaçoporto de Esrange
– A inauguração do espaçoporto de Esrange é um momento importante. Como primeiro local de lançamento orbital em nosso continente, oferece uma porta europeia independente para o espaço – disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que participou da inauguração ao lado do rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, e do premiê Ulf Kristersson.
A base permitirá a aceleração do programa espacial da UE, campo cada vez mais concorrido devido às chegadas de China e Índia.
Além do lançamento de satélites, o novo centro de Esrange será utilizado no projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) para o foguete reutilizável Thémis.