As medidas foram reforçadas para viabilizar a presença do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que confirmou presença já no sábado na cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei.
Por Redação, com ANSA - de Buenos Aires
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, assumiu o cargo neste domingo.
Ao menos 7 mil homens, entre guardas presidenciais, agentes e membros das forças especiais foram destacados para garantir a segurança de Milei e das delegações internacionais que chegaram a Buenos Aires.
As medidas foram reforçadas para viabilizar a presença do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que confirmou presença já no sábado na cerimônia de posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei.
O avião do chefe de Estado fez escala para abastecer na base da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasília na noite de sábado, após partir de Cabo Verde, onde Zelensky se reuniu com o premiê, Ulisses Correia e Silva.
Para viabilizar a presença do comandante de Kiev, que retornou a seu país ainda neste domingo, a segurança foi reforçada em todo o âmbito da cerimônia de posse.
A Avenida de Mayo, via de cerca de 1,5 quilômetro que liga o Palácio do Congresso, onde Milei prestou juramento, e a Casa Rosada, onde cumprimentou as delegações estrangeiras, foi completamente isolada e fechada ao tráfego.
Ao longo do percurso, estiveram posicionados os agentes, incluindo atiradores de elite, drones e helicópteros em constante vigilância.
Pela Europa, os únicos chefes de Estado e governo presentes, além de Zelensky, serão o rei Felipe VI da Espanha, e o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban.
A Itália esteve representada pela ministra da Universidade e Pesquisa, Anna Maria Bernini, enquanto a França enviou o ministro da Transformação, Stanislas Guerini, e o Reino Unido, o ministro para as Américas e Territórios Ultramarinos, David Rutley.
O governo brasileiro enviou o chanceler, Mauro Vieira, como representante.
Pela América Latina, também estiveram presentes líderes como Gabriel Boric, do Chile, e Luis Lacalle Pou, do Uruguai.
O ultraliberal Javier Milei, de 53 anos, será o 10º presidente da Argentina desde o retorno da democracia em 1983.
Bolsonaro
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, se encontrou com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em Buenos Aires, onde ambos participaram da cerimônia de posse de Javier Milei.
A reunião ocorreu no sábado.
– A direita está crescendo não apenas na Europa, mas em todo o mundo – escreveu Orbán, no Twitter, ao final do encontro.
Os dois também se encontraram individualmente com Milei.