Segundo a empresa, os comentários vão valer para a imagem sinalizada e também para futuras cópias. Assim, mesmo que alguém baixe ou faça um printscreen e publique novamente o arquivo, os comentários continuam aparecendo.
Por Redação, com Tecnoblog - de São Francisco
A inteligência artificial já permite criar e editar imagens com ótimos resultados. Como você pode imaginar, isso pode ter péssimas consequências: recentemente, por exemplo, viralizaram fotografias falsas de um ataque ao Pentágono. Para tentar evitar novos problemas, o Twitter vai expandir as Notas da Comunidade.
As Notas da Comunidade são um recurso que permite que os próprios usuários do Twitter alertem que um determinado post contem informações falsas. O alerta fica logo abaixo do tweet, com os comentários feitos pelos moderadores.
Agora, o Twitter vai levar isso também para fotos. Quando um usuário for adicionar um comentário, ele poderá escolher se as informações adicionais ficarão atreladas à publicação ou à imagem.
Segundo a empresa, os comentários vão valer para a imagem sinalizada e também para futuras cópias. Assim, mesmo que alguém baixe ou faça um printscreen e publique novamente o arquivo, os comentários continuam aparecendo.
IA está na mira do Twitter
No texto em que anuncia a mudança, o Twitter menciona explicitamente imagens falsas criadas usando inteligência artificial.
Na semana passada, uma foto falsa mostrava uma explosão no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA.
A imagem foi compartilhada por várias contas assinantes do Twitter Blue, incluindo uma que se passava pelo site de notícias Bloomberg News.
Antes disso, montagens com o papa Francisco em diferentes situações, com uma jaqueta enorme e andando de moto, entre outras, também viralizaram na rede social.
Notas da Comunidade estão no Brasil desde março de 2023
As Notas da Comunidade foram lançadas em 2021, em caráter experimental, sob o nome de Birdwatch, como uma forma de combater fake news. Assim, moderadores poderiam desmentir informações incorretas ou enganosas.
Até dezembro de 2022, as anotações só podiam ser vistas por usuários do Twitter nos EUA. A partir daquele mês, elas passaram a acompanhar tweets globalmente, e mais países foram gradualmente ganhando moderadores.
Em março de 2023, as Notas da Comunidade chegaram ao Brasil, com a abertura de cadastro para interessados em contribuir.