Em um jogo recheado de emoções, a Tunísia surpreendeu ao derrotar a França por 1 a 0. Apesar da vitória, os africanos estão eliminados da Copa do Mundo do Qatar. Os tunisianos pressionaram a França em busca do primeiro gol nos instantes iniciais.
Por Redação, com Reuters - de Doha
Wahbi Khazri, nascido na França, marcou o único gol da partida na vitória da Tunísia sobre a França por 1 a 0 no estádio Cidade da Educação, nesta quarta-feira, mas a surpreendente vitória não foi suficiente para eles se juntarem à atual campeã mundial nas oitavas de final da Copa do Mundo no Qatar.
Khazri marcou o gol aos 13 minutos do segundo tempo em meio aos defensores, garantindo apenas a terceira vitória da Tunísia em seis Copas do Mundo.
A França, que fez nove alterações para esta partida em relação ao time que venceu a Dinamarca e já havia garantido sua vaga nas oitavas de final, terminou na liderança do Grupo D no saldo de gols, à frente da Austrália, que venceu a Dinamarca por 1 a 0 na mesma rodada.
A França agora enfrenta o segundo colocado do Grupo C
Primeiro tempo
Os tunisianos pressionaram a França em busca do primeiro gol nos instantes iniciais. Logo aos seis minutos, o zagueiro Ghandri abriu o placar após cruzamento na área, mas o tento foi anulado pois o defensor estava em posição irregular.
A seleção francesa respondeu aos 24, em boa oportunidade desperdiçada por Coman. O atacante invadiu a área pelo lado esquerdo, mas chutou desequilibrado e mandou para fora da meta adversária. Aos 34, Khazri soltou um canudo de longe e Mandanda espalmou para o meio da área. No rebote, a defesa afastou para escanteio.
Khazri criou nova oportunidade para a Tunísia aos 41, quando recebeu em profundidade pela esquerda e cruzou rasteiro em direção a pequena área. No entanto, ninguém apareceu para completar e a zaga jogou para a linha de fundo.
Tunísia vence de forma heroica
Laidouni levou perigo ao gol de Mandanda com menos de seis minutos no relógio. O meia contou com falha de Fofana, ficou de frente para o goleiro, mas finalizou por cima. Aos 12, contudo, a Tunísia enfim abriu o placar. O camisa 10 Khazri foi acionado próximo à área, passou por dois marcadores e tocou na saída de Mandanda.
Com alguns dos titulares em campo, a França foi em busca do empate e teve boas oportunidades para marcar. O atacante Mbappé assustou aos 43 minutos, após bela jogada individual, mas Dahmen fez grande defesa.
Griezmann chegou a empatar o marcador com um gol nos acréscimos, em bola aérea. No entanto, a jogada foi invalidada após consulta no VAR.