Trump fez campanha aberta para ganhar o Nobel da Paz em 2025 e disse no início de janeiro que Machado não deveria ter sido laureada.
Por Redação, com ANSA – de Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu à líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, por tê-lo presenteado com a medalha do Nobel da Paz conquistada por ela em 2025.

Os dois se reuniram na quinta-feira, na Casa Branca, em meio aos rumores de que Trump teria escanteado Machado no processo de transição em Caracas pelo fato de a opositora ter vencido um prêmio cobiçado pelo republicano.
– Foi uma grande honra conhecer María Corina Machado, da Venezuela, hoje. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por muitas dificuldades. María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigado, María – escreveu o presidente na plataforma Truth Social.
Nobel da Paz
Trump fez campanha aberta para ganhar o Nobel da Paz em 2025 e disse no início de janeiro que Machado não deveria ter sido laureada, porém negou que isso tenha influenciado em sua decisão de aceitar a chavista Delcy Rodríguez como líder do processo de transição na Venezuela após a captura de Nicolás Maduro por forças norte-americanas.
A opositora, por sua vez, chegou a dizer, após a queda de Maduro, que gostaria de “compartilhar” o Nobel com o presidente dos EUA, porém o instituto responsável pela premiação explicou que ela não pode ser “revogada nem transferida” para outra pessoa.