Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Trump adianta que tarifas contra o Brasil vigoram em quatro dias

Donald Trump anuncia tarifas de 50% sobre produtos do Brasil, com início em 1º de agosto. Acordo comercial com a UE inclui tarifas de 15%.

Domingo, 27 de Julho de 2025 às 17:52, por: CdB

Trump, neste domingo, anunciou que EUA e UE chegaram a um acordo comercial que inclui uma tarifa de 15% sobre os produtos exportados pela UE para os norte-americanos.

Por Redação, com Reuters – de Edimburgo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que tarifas sobre produtos vindos de outros países entrarão em vigor em 1º de agosto, como planejado. A sobretaxa atinge o Brasil e foi estabelecida em 50%, uma das maiores do mundo.

Trump adianta que tarifas contra o Brasil vigoram em quatro dias | EUA e UE fecham acordo, na reunião entre Ursula von der Leyen e Trump
EUA e UE fecham acordo, na reunião entre Ursula von der Leyen e Trump

— O 1º de agosto é para todos — adiantou o republicano, durante entrevista coletiva ao lado de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, com quem se encontrou na Escócia.

 

Alfândegas

Mais cedo, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, já havia descartado adiamento. 

— Não haverá prorrogação nem mais períodos de carência. Em 1º de agosto as tarifas serão fixadas. Entrarão em vigor. As alfândegas começarão a arrecadar o dinheiro — declarou Lutnick à Fox News.

Trump, neste domingo, anunciou que EUA e UE chegaram a um acordo comercial que inclui uma tarifa de 15% sobre os produtos exportados pela UE para os norte-americanos; além de compras significativas de energia e equipamentos militares norte-americanos por parte do bloco europeu.

 

China

O acordo também prevê investimentos de US$ 600 bilhões da União Europeia nos EUA, disse ele a jornalistas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou que o acordo prevê tarifas de 15% em todos os setores, afirmando que a medida deve ajudar a reequilibrar o comércio entre os dois grandes parceiros comerciais.

Ainda neste domingo, Trump afirmou que seu governo está próximo de chegar a um acordo comercial com a China, mas não entrou em detalhes.

— Estamos muito próximos de um acordo com a China. Nós realmente fizemos uma espécie de acordo com a China, mas vamos ver como isso vai se desenrolar — indicou Trump.

Edições digital e impressa