Rio de Janeiro, 01 de Abril de 2025

Tenista Rafael Nadal anuncia aposentadoria aos 38 anos

O espanhol estreou como profissional em setembro de 2001, com 15 anos de idade e, desde então, conquistou 92 títulos, incluindo 22 em torneios de Grand Slam.

Quinta, 10 de Outubro de 2024 às 13:24, por: CdB

O espanhol estreou como profissional em setembro de 2001, com 15 anos de idade e, desde então, conquistou 92 títulos, incluindo 22 em torneios de Grand Slam.

Por Redação, com ANSA – de Madri

O tenista Rafael Nadal, 38 anos, um dos maiores tenistas da história do esporte, anunciou nesta quinta-feira que vai se aposentar das quadras após as quartas de final da Copa Davis entre Espanha e Holanda, entre 19 e 24 de novembro.

nadal.jpg
Rafael Nadal deixa o tênis como um dos maiores da história

– Vou me retirar do tênis profissional. A realidade é que os últimos anos foram difíceis, sobretudo os últimos dois. Não acredito que tenha sido capaz de jogar sem limitações, e isso me levou a tomar essa decisão – disse Nadal em um vídeo nas redes sociais, fazendo referência às recorrentes lesões que marcaram a reta final de sua carreira.

– Tudo nessa vida tem um início e um fim. Acho que é o momento certo de encerrar uma carreira longa e muito mais bem-sucedida do que eu poderia imaginar – acrescentou.

Continue lendo

O espanhol estreou como profissional em setembro de 2001, com 15 anos de idade e, desde então, conquistou 92 títulos, incluindo 22 em torneios de Grand Slam: 14 em Roland Garros, quatro no Aberto dos EUA, dois em Wimbledon e dois no Aberto da Austrália.

Ele é superado apenas pelo sérvio Novak Djokovic, o único do “Big Three” (a tríade que ainda inclui o suíço Roger Federer) ainda na ativa, com 24. Nadal também foi campeão olímpico de simples em 2008 e de duplas em 2016 e, em 23 anos de carreira profissional, faturou US$ 135 milhões em premiações, valor equivalente hoje a R$ 755 milhões.

Além disso, liderou o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) por 209 semanas. “Sinto-me muito sortudo por todas as coisas que pude viver”, declarou o espanhol, que se juntará ao rival e amigo Federer no olimpo do tênis mundial.

– Que carreira, Rafa! Nunca esperei que esse dia chegasse. Obrigado pelas lembranças inesquecíveis e por todos os objetivos alcançados nesse esporte que amamos. Foi uma honra absoluta – disse o suíço.

Sinner homenageia Nadal: ‘Homem incrível’ e ‘exemplo’

O tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner, disse nesta quinta-feira que o espanhol Rafael Nadal, que se aposentará das quadras em novembro, foi “um exemplo” para o esporte.

sinner.jpg
Jannik Sinner e Rafael Nadal durante partida em Roland Garros, em junho de 2021

– Tive muita sorte em poder conhecer Rafa pessoalmente, ele é verdadeiramente um homem incrível – afirmou o italiano em uma coletiva de imprensa após sua vitória sobre o russo Daniil Medvedev nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai, na China.

– Sua aposentadoria é uma notícia triste para todo o mundo do tênis. Todos sabemos o jogador que ele foi e as lições que ele ensinou aos jovens sobre como se comportar em quadra, como enfrentar as situações difíceis – acrescentou Sinner, de 23 anos.

– Ele foi um exemplo, continuou humilde e não mudou com o sucesso – salientou.

O italiano disputa com o espanhol Carlos Alcaraz, 21, a hegemonia da nova geração do tênis, mas disse que é “impossível” se comparar com o “Big Three” (“Três Grandes”), a tríade formada por Nadal, pelo suíço Roger Federer e pelo sérvio Novak Djokovic, o único que seguirá na ativa.

– Eles mantiveram a consistência por 15 anos, não um ou dois. O que eles fizeram é extraordinário, não podemos nos comparar a eles, sobretudo no atual momento – declarou Sinner.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo