Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2025

Sudão: partes no confronto concordam com cessar-fogo de 24h

O exército do país e o RSF se desentenderam por causa da cadeia de comando e dos planos de reestruturação militar durante a transição.

Sexta, 09 de Junho de 2023 às 10:47, por: CdB

O exército do país e o RSF se desentenderam por causa da cadeia de comando e dos planos de reestruturação militar durante a transição.


Por Redação, com Reuters - de Cartum


As partes envolvidas em um conflito militar no Sudão concordaram com um cessar-fogo nacional por 24 horas a partir das 6h (no horário local) deste sábado, disseram a Arábia Saudita e os Estados Unidos, que mediam as negociações, em um comunicado conjunto.




sudao-2.jpg
Ambos os lados quebraram uma série de acordos de cessar-fogo

O exército do Sudão e as Forças de Apoio Rápido (RSF) concordaram que "se absterão de ações proibidas, ataques, uso de aeronaves ou drones, bombardeio aéreo, ataques de artilharia, reforço de posições e reabastecimento de forças, e se absterão de buscar vantagem militar durante o cessar-fogo", disse o comunicado.


Se as partes não observarem o cessar-fogo, "os mediadores serão obrigados a considerar o adiamento das negociações de Jeddah", acrescentou o comunicado conjunto dos EUA e da Arábia Saudita, referindo-se às discussões para tentar encerrar quase dois meses de confrontos no Sudão.

Continue lendo

"Oferecemos a ambas as partes inúmeras oportunidades para acabar com esta guerra sem sentido", disse o Escritório de Assuntos Africanos do Departamento de Estado dos EUA no Twitter.


"Pedimos a ambos os lados que cumpram o compromisso assumido nesta sexta-feira de um cessar-fogo de 24 horas, o que permitirá ao povo sudanês receber assistência humanitária crítica."



Acordo de trégua


Ambos os lados quebraram uma série de acordos de cessar-fogo, embora um recente acordo de trégua tenha permitido a entrada de quantidades limitadas de ajuda humanitária, disseram agências humanitárias.


O conflito no Sudão interrompeu o início de uma transição para um governo civil quatro anos depois que uma revolta popular derrubou o presidente Omar al-Bashir.


O exército do Sudão e o RSF se desentenderam por causa da cadeia de comando e dos planos de reestruturação militar durante a transição.


 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo