Voo turístico inaugural da empresa de Elon Musk tem tripulação sem astronautas profissionais. Quatro turistas norte-americanos decolaram a bordo de uma cápsula para uma viagem espacial de três dias. Eles vão dar voltas ao redor da Terra. Será uma volta a cada 90 minutos, num total de 15 por dia.
Por Redação, com DW - de Washington
Em mais um marco da nova era do turismo espacial, a empresa espacial SpaceX, do bilionário Elon Musk, iniciou na noite de quarta-feira a primeira viagem ao redor da Terra sem astronautas profissionais, ou seja, com uma tripulação só de civis.
Quatro turistas norte-americanos decolaram a bordo de uma cápsula para uma viagem espacial de três dias. Eles vão dar voltas ao redor da Terra. Será uma volta a cada 90 minutos, num total de 15 por dia.
O foguete Falcon 9, que transportou a cápsula Dragon para o espaço, decolou do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. Minutos depois, ele se separou da nave e retornou ao solo, como planejado.
A cápsula vai alcançar uma altitude de quase 575 quilômetros, o que é mais do que a Estação Espacial Internacional e do que o telescópio Hubble, e uma velocidade superior a 27 mil quilômetros por hora.
Depois de passar três dias no espaço, a cápsula atravessará a atmosfera terrestre para aterrissar ao largo da costa da Flórida.
Tripulação civil
Os tripulantes receberam treinamento durante seis meses na base da SpaceX em Hawthorne, na Califórnia, incluindo manobras de gravidade zero e práticas com as forças gravitacionais que vão experimentar no espaço. Eles foram também preparados para exercícios de emergência, de entrada e saída de naves espaciais, e fizeram simulações de missões parciais e completas.
O multimilionário Jared Isaacman, de 38 anos, fundador e presidente da empresa Shift4 Payments, comanda a missão. Ele financiou a travessia espacial dos outros três tripulantes, com um custo que não foi divulgado, mas que deve ser de dezenas de milhões de dólares.
Os demais tripulantes são a assistente médica Hayley Arceneaux, de 29 anos, uma sobrevivente de câncer que se tornou a pessoa mais jovem a voar para o espaço orbital; a professora universitária Sian Proctor, de 51 anos, a quarta mulher afro-americana a chegar ao espaço; e o engenheiro aeroespacial e veterano da Força Aérea Chris Sembroski, de 41 anos.
A viagem marca a estreia de Musk no novo novo negócio de turismo orbital, dando um salto à frente dos concorrentes. A SpaceX já tem previstos outros voos de turismo espacial. O próximo deverá se realizar no início de 2022, com três pessoas a bordo.