Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2026

Setor siderúrgico iraniano interrompe atividades após ataques

As duas maiores usinas de aço do Irã paralisam operações devido a ataques de Israel e EUA, afetando a produção de armamento.

Quinta, 02 de Abril de 2026 às 10:54, por: CdB

A indústria do aço é fundamental para produção de armamento de guerra.

Por Redação, com CartaCapital – de Teerã, Washington

As duas maiores usinas siderúrgicas do Irã anunciaram nesta quinta-feira que foram obrigadas a suspender seu funcionamento devido aos ataques de Israel e dos Estados Unidos.

Setor siderúrgico iraniano interrompe atividades após ataques | Cartaz em Teerã com imagem atual aiatolá, Mojtaba Khamenei, e de seus antecessores, Ruhollah Khomeini e Ali Khamenei
Cartaz em Teerã com imagem atual aiatolá, Mojtaba Khamenei, e de seus antecessores, Ruhollah Khomeini e Ali Khamenei

A Companhia Siderúrgica de Khuzestan, no sudoeste do país, e a Companhia Siderúrgica Mobarakeh, na província de Isfahan (centro), são atingidas por ataques desde a semana passada.

– Todos os módulos e fornos de produção de aço deste complexo industrial foram danificados – declarou Mehran Pakbin, vice-diretor de operações da Companhia Siderúrgica de Khuzestan, citado nesta quinta-feira pela página Mizan Online.

– Segundo nossas estimativas iniciais, a retomada das operações das unidades levará entre seis meses e um ano, no mínimo – acrescentou.

Ataques

A Companhia Siderúrgica de Mobarakeh informou que suas “linhas de produção estão completamente paralisadas devido à intensidade dos ataques”.

“É impossível continuar com as operações”, afirmou a empresa em um comunicado publicado em seu site.

Em represália, a Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, anunciou ataques com mísseis e drones contra zonas industriais do Oriente Médio e de Israel.

Também ameaçou executar mais medidas de retaliação em caso de repetição.

O aço é um material estratégico, utilizado na produção industrial e militar, em particular na fabricação de mísseis, drones e navios.

O Irã está em guerra contra os Estados Unidos e Israel desde 28 de fevereiro, quando bombardeios israelenses e norte-americanos mataram o líder supremo do país e desencadearam um conflito que se propagou por toda a região.

Edições digital e impressa