Os drones foram criados como aparelhos aéreos não tripulados principalmente para fazer reconhecimento de terrenos.
Publieditorial - de São Paulo
O mundo está sempre se atualizando, e a cada dia que passa novas tecnologias são criadas. Uma dessas novas tecnologias que vem a cada dia mais sendo implementada na vida das pessoas é o drone. Este é um equipamento que consegue alcançar longas distâncias e alturas tendo diversas utilidades.
Os drones foram criados como aparelhos aéreos não tripulados principalmente para fazer reconhecimento de terrenos e também para enviar mensagens dentro do meio militar e de segurança governamental. Com a sua popularização, começou o seu uso para fins comerciais. O primeiro drone foi inventado por um engenheiro aéreo israelense para o governo norte-americano.
Compras online
Um drone é, portanto, um equipamento aéreo não tripulado que tem um controle remoto e em muitos casos carrega uma câmera em si. Os drones têm sido utilizados largamente na produção audiovisual já que permite criar imagens incríveis de alturas que o homem não consegue alcançar. Os drones podem ser utilizados para emergência e recuperação de desastres, para planejamento urbano, mercado imobiliário, arquitetura e engenharia e para agricultura.
Além disso, hoje há várias tentativas de ampliar ainda mais a utilização dos drones, servindo até mesmo como um sistema de entregas na porta de clientes que realizam compras online. O Brasil é o país da América Latina que mais pesquisa drones, sendo que eles já são utilizados largamente na Europa e nos Estados Unidos. Dentro do território brasileiros, os drones são mais pesquisados no Distrito Federal (Brasília), em Roraima e em Tocantins, mostrando sua popularidade no norte do Brasil.
ANAC
Esta potencialidade da utilização dos drones deverá ocorrer nos próximos anos, quando o equipamento se tornar mais acessível para grande parte da população. Neste momento, a tecnologia envolvida nos drones é cara e impede a sua total acessibilidade. Outra questão importante é a sua regulamentação, já que a sua utilização envolve certos perigos e deve seguir uma legislação clara e específica para isso.
Para quem se interessa, há algumas informações importantes: já dá para comprar drones no Brasil, mas o investimento é em torno de 5.000 reais, é preciso ter uma licença da ANAC para drones de 25 kgs ou mais e que voam acima de 120 metros, é preciso ter mais de 18 anos para pilotar um drone e ter realizado um curso para isso, e também é necessário ter um seguro para quem utiliza em caso de danos a terceiros. Ou seja, para quem quer só diversão, pilotar um drone exige um compromisso responsável. Antes de investir em um, se informe para evitar quaisquer eventuais problemas legais.