Ao todo, 590 agentes foram mobilizados para agir em diversas regiões da cidade, com atenção especial aos locais com bolsões de água e quedas de árvores, no desvio do trânsito e interdições da Avenida Brasil, no apoio à população e à remoção de veículos enguiçados no meio das ruas.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Equipes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal (GM-Rio) atuaram no ordenamento das vias da cidade após a forte chuva, na madrugada e ao longo de todo o domingo. Foram feitos 113 resgates pelos agentes utilizando botes e caçambas das viaturas para auxiliar as pessoas a saírem das suas residências com segurança e também na retirada de alguns pertences. Além disso, 51 veículos que estavam parados na Avenida Brasil (altura de Irajá) e em outros pontos da cidade foram removidos com a presença dos proprietários.
– A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal estão totalmente focadas e com equipes exclusivas atuando no auxílio aos impactos da chuva, no resgate de pessoas, remoção de veículos e também na ajuda de distribuição de doações de mantimentos e colchões para os desabrigados. Seguiremos firmes nesse trabalho de apoio logístico e ações humanitárias para cuidar dos cariocas e minimizar os impactos na cidade – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Ao todo, 590 agentes foram mobilizados para agir em diversas regiões da cidade, com atenção especial aos locais com bolsões de água e quedas de árvores, no desvio do trânsito e interdições da Avenida Brasil, no apoio à população e à remoção de veículos enguiçados no meio das ruas. No auxílio à operação, foram utilizadas 113 viaturas, 47 motocicletas, oito reboques e dois caminhões. As equipes da Seop, em ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, auxiliaram na distribuição de colchonetes e água nos pontos de apoio.
Comlurb
A Comlurb trabalhou intensamente no domingo nos locais atingidos pelas chuvas. Foram mobilizados cerca de 1,5 mil garis, que contaram com o apoio de 60 caminhões compactadores, 33 caminhões basculantes, 24 pás mecânicas, nove caminhões pipas, 17 minipás carregadeiras, vans e micro-ônibus para o transporte dos funcionários, motosserras e caminhões cestos para o manejo arbóreo.
As equipes trabalharam desde a noite de sábado na desobstrução de caixas de ralo, nos bolsões d’água, na lavagem de logradouros com água de reuso, na remoção de lixo, na raspagem de lama e na remoção de galhos, árvores, móveis e outros bens inservíveis danificados e descartados pelos moradores. Para fazer a limpeza e a remoção de resíduos das áreas interna e externa do Hospital Ronaldo Gazolla, a Companhia destinou 100 garis.
A operação especial contou com o reforço de garis destacados para a limpeza de praia durante o verão, que foram realocados para demandas emergenciais.