O ataque foi realizado no momento em que é celebrado o Dia de Kiev, aniversário da fundação oficial da capital ucraniana há 1.541 anos. Um homem de 41 anos morreu, declarou o prefeito da cidade, Vitali Klitschko.
Por Redação, com CartaCapital - de Kiev
A Rússia realizou diversos ataques aéreos em Kiev durante a noite de sábado e madrugada deste domingo. Segundo à agência inglesa de notícias Reuters, autoridades ucranianas disseram ser o maior ataque de drones na cidade desde o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022.
O ataque foi realizado no momento em que é celebrado o Dia de Kiev, aniversário da fundação oficial da capital ucraniana há 1.541 anos. A data foi comemorada neste domingo. Um homem de 41 anos morreu, declarou o prefeito da cidade, Vitali Klitschko.
A Força Aérea da Ucrânia disse ter derrubado 52 dos 54 drones lançados pela Rússia. Segundo a corporação, o Kremlin tinha como alvo instalações militares e de infraestrutura crítica nas regiões centrais da Ucrânia, e na área de Kiev em particular.
Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, declarou que o ataque foi realizado em diferentes momentos e os alertas aéreos duraram mais de 5 horas.
– Hoje, o inimigo decidiu ‘parabenizar’ o povo de Kiev no Dia de Kiev com a ajuda de seus mortais UAVs (sigla em inglês para veículos aéreos não tripulados) – escreveu Popko no Telegram.
Ataques noturnos
Vários distritos de Kiev, a maior cidade ucraniana, sofreram com os ataques noturnos, disseram autoridades, incluindo o bairro histórico de Pecherskyi.
Um incêndio começou depois que destroços de drones atingiram um prédio não residencial de 7 andares no distrito de Solomyanskyi, a oeste da capital ucraniana. O distrito é um movimentado centro de transporte ferroviário e aéreo.
No distrito de Pecherskyi, um incêndio foi registrado no telhado de um prédio de 9 andares devido à queda de destroços de drones. Já no distrito de Darnytskyi, uma loja foi danificada.