Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2025

Risco de chuva intensa leva cidades da região serrana a suspender aulas

A previsão de chuvas fortes em Petrópolis leva à suspensão das aulas nas escolas municipais e particulares. Entenda os impactos e medidas de segurança.

Sexta, 04 de Abril de 2025 às 11:24, por: CdB

A previsão de chuvas fortes em Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, levou a prefeitura da cidade a tomar a decisão de suspender as atividades nas escolas municipais nesta sexta-feira.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Defesa Civil do Rio de Janeiro está em estado de vigilância devido à previsão de fortes temporais. De acordo com informações do órgão e do Cenaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), a chegada de uma frente fria mantém o tempo instável no Estado nos próximos dias, com possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento até a próxima segunda-feira.

Risco de chuva intensa leva cidades da região serrana a suspender aulas | Chuva provocou o acionamento de sirenes em Petrópolis, em fevereiro de 2024
Chuva provocou o acionamento de sirenes em Petrópolis, em fevereiro de 2024

A previsão de chuvas fortes em Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, levou a prefeitura da cidade a tomar a decisão de suspender as atividades nas escolas municipais nesta sexta-feira. A recomendação também foi estendida para as escolas particulares e se aplica às atividades extras que estavam agendadas para o sábado.

Além disso, o município declarou ponto facultativo nos serviços públicos, embora os atendimentos emergenciais nas áreas de saúde, assistência social, guarda municipal e demais órgãos envolvidos nas ações relacionadas aos temporais continuem sendo realizados.

Continue lendo

Em 2022, a cidade de Petrópolis vivenciou um dos maiores desastres ambientais da história do estado, com fortes inundações e deslizamentos que resultaram na morte de 235 pessoas.

Região serrana

Em Teresópolis, outra cidade da região serrana, as aulas também foram suspensas nesta sexta-feira por recomendação da Defesa Civil. A medida visa prevenir riscos durante o horário escolar, com base na previsão de temporais, e afeta tanto as redes de ensino municipais quanto estaduais e particulares.

Em Nova Friburgo, o Grupo de Ações Coordenadas, composto por representantes de órgãos públicos e concessionárias de serviços, segue em alerta. A Defesa Civil acompanha as condições climáticas em uma sala de monitoramento e orienta a população a seguir as recomendações que poderão ser divulgadas caso a situação se agrave.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Marinha emitiu um alerta de ressaca no mar, com início previsto para as 18h desta sexta-feira e duração até as 9h de domingo. A altura das ondas pode variar entre 2,5 e 3 metros.

De acordo com o sistema de alerta meteorológico da cidade, há previsão de chuvas generalizadas na capital nesta sexta-feira e sábado, com intensidade variando entre moderada e forte.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo