As temperaturas estarão elevadas principalmente no domingo e na próxima segunda-feira, quando podem ficar perto de 40 °C, e as sensações térmicas passarem de 50 °C em alguns pontos da cidade, disse a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.
Por Redação, com Poder360 - do Rio de Janeiro
O fim de semana no Rio de Janeiro deve ser de forte calor, com sensação térmica superior aos 50 °C. A previsão é do Sistema Alerta Rio, serviço de meteorologia da prefeitura. O motivo é a presença de uma massa de ar quente que atua em todo o Estado.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Rio está no alerta amarelo, com temperaturas 5° C acima da média por 2 a 3 dias consecutivos.
A sexta-feira já foi um indicativo do que os cariocas podem esperar para este sábado e domingo. Às 10h35, a sensação térmica registrada no bairro de Guaratiba, zona oeste, foi de 57,5 °C. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado até segunda-feira, sem ocorrência de chuvas. As temperaturas ficarão elevadas e estáveis, com máximas acima de 37 °C.
As temperaturas estarão elevadas principalmente no domingo e na próxima segunda-feira, quando podem ficar perto de 40 °C, e as sensações térmicas passarem de 50 °C em alguns pontos da cidade, disse a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco. Por isso é muito importante que a população se mantenha hidratada e evite exposição ao sol no horário entre 10h e 17h, alertou Raquel.
Cuidados com a saúde
A Secretaria Municipal de Saúde também reforçou medidas de cuidado e prevenção para as pessoas que têm situação de saúde mais vulnerável, como os que tomam remédios de uso contínuo, especialmente pessoas hipertensas, diabéticas e com insuficiência cardíaca.
Essas pessoas sofrem mais riscos de passar mal pausa das altas temperaturas e de ter problemas mais graves, caso a saúde não esteja estabilizada.
A recomendação é manter os medicamentos em dia e evitar exposição excessiva ao sol.
Onda de calor no país
Ao menos nove Estados estão sendo afetados pela atual onda de calor. No caso de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, há “potencial perigo” para elevação de temperaturas. No Paraná, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a classificação é de “grande perigo”.
De acordo com o Inmet, a Defesa Civil deve ser contatada pelo número 199 em caso de problemas causados pela onda de calor.
Ao todo, 1.066 municípios desses Estados poderão ser atingidos pelo aumento de temperatura, que começou às 14h de quinta-feira e continuou até às 18h deste sábado.