Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Rio: Focus Cia de Dança apresenta o espetáculo ‘Trupe’

Arquivado em:
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024 às 12:46, por: CdB

Nos 459 anos do Rio, Focus Cia de Dança entrega de presente movimento a céu aberto: sábado, 2 de março, intervenção urbana “Trupe” terá apresentações na Praça Mauá, perto do Museu do Amanhã.


Por Redação - do Rio de Janeiro


A Focus Cia de Dança, dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo Trupe neste sábado, dia 2 de março, na Praça Mauá, perto do Museu do Amanhã, no Centro. São duas sessões: às 14h e 16h. De graça. É a forma de entregar ao Rio um presente por seus 459 anos. Fundada e sediada na cidade, a Focus Cia de Dança é patrocinada pela Petrobras e conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura.




danca.jpg
A Focus Cia de Dança, dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo “Trupe”, foto: Clayton Leite

Aos 24 anos, a Focus Cia de Dança inicia agenda intensa de trabalho ao longo deste ano 2024, dentro e fora do Brasil. A mais recente apresentação de Trupe foi na Espanha, em Madri, na Casa de Vacas, em 2023, quando a companhia foi convidada do Festival Hola Rio. Antes, no Canadá, integrou a programação do Festival Quartiers Danses.


Indissociável  de tudo o que dá corpo à Focus Cia de Dança, a gestora e diretora de produção  Tati Garcias destaca que levar Trupe para os arredores do Museu do Amanhã é, a um só tempo, homenagem aos 459 anos do Rio, ali perto do cais do porto, marco fundamental para a construção da história da cidade, como também um tributo aos artistas que formam o alicerce do Rio e do país no passado, presente e futuro. “Dessa maneira, Trupe também fala de nós mesmos da Focus. Eu que dancei por muitos anos, me vejo em cada um dos intérpretes da companhia. E também estamos abrindo nosso calendário de trabalho, como em todo mês de março nos últimos 24 anos. Tal qual em 2023, a Focus Cia de Dança vai itinerar por todo o Brasil, além de estrear um novo espetáculo. É sempre fundamental lembrar que só é possível manter o alto nível artístico porque temos patrocínio oficial da Petrobras.  A partir dele realizamos, dentro e fora do palco, compromissos envolvendo treinamento físico, fisioterapia e uma intensa carga horária de ensaios, de várias coreografias do nosso repertório. Várias coreografias ao mesmo tempo, uma maratona. É uma honra poder fazer tudo isso para estar no lugar que conquistamos dentro da dança contemporânea brasileira”, reflete Tati Garcias.



Trupe: homenagem ao artista mambembe


A coreografia Trupe é uma homenagem aos artistas mambembes que levam, em suas andanças e jornadas, a arte ao público ao longo dos tempos. “Trupe acontece em forma de um cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador. A travessia desse cortejo, em fato, se dá no outro, em quem está passando e vê os artistas tão próximos exibindo repertório com propostas de movimentos, expressões e gestos. O espectador pode seguir até o final ou não, mas já foi afetado, ali, ao interromper seu deslocamento, muitas vezes, no ‘modo automático’. A arte sempre vai junto com quem assistiu”, define Alex Neoral.


Trupe tem duração de 35 minutos, tempo em que oito bailarinos percorrem 150 metros de distância: o grupo se desloca coletivamente apresentando a coreografia até um ponto específico da praça/parque onde se intensifica a movimentação em cena. A obra é inspirada na atmosfera de grupos teatrais de rua e em coletivos mambembes, menção e homenagem a esse universo tão rico em manifestações culturais com figurinos que remetem um pouco aos traços circenses e burlescos. “Esse espetáculo, assim como qualquer estreia artística hoje no Brasil, é um sinal de persistência e coragem. Viver da cultura em nosso país está se tornando uma tarefa desafiadora. Graças à Petrobras, a Focus Cia de Dança tem o privilégio de ter um trabalho continuado, sinônimo de excelência e qualidade. Iniciativas como essas são essenciais para o desenvolvimento do Brasil e como criação da identidade de uma nação”, defende Alex Neoral.



Ficha Técnica


Direção, Concepção, Coreografia: Alex Neoral


Direção de Produção: Tatiana Garcias


Assistente de Direção e ensaiadora: Luisa Vilar


Produção Executiva: Giseli Ribeiro


Visagismo e Figurinos: André Vital


Confecção de Figurinos: Jacira Garcias


Redação de Texto | Assessoria de Imprensa: Mônica Riani


Clipping: Supernova


Programação Visual: Barbara Lana


Mídias Sociais e Tráfego : GuiiuG Comunicação


Elenco: Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Iure de Castro, Limderberg Mali, Paloma Tauffer, Vanessa Fonseca e Wesley Tavares



Serviço


Trupe – Intervenção urbana na Praça Mauá


Focus Cia de Dança. Direção Artística e Coreografia: Alex Neoral


Sábado, 2/3/2024. Duração: 35 minutos


Duas sessões: 14h e 16h


Grátis


Redes sociais da Focus Cia de Dança:


Instagram @focusciadedanca


Facebook @focusciadedanca




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo