Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Rio: fiéis vão às ruas para homenagear São Sebastião

Arquivado em:
Domingo, 20 de Janeiro de 2019 às 12:33, por: CdB

Milhares de pessoas prestaram neste domingo, no Rio de Janeiro, homenagem ao santo padroeiro da cidade: São Sebastião.

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro

Milhares de pessoas prestaram neste domingo, no Rio de Janeiro, homenagem ao santo padroeiro da cidade: São Sebastião. O filho de Alaíde Rodrigues Gomes nasceu de sete meses, mas cresceu sem problemas, graças ao padrinho que ganhou há 36 anos: São Sebastião. “Todo ano venho à missa para agradecer. Meu filho está aí, legal. Hoje, ele mora na Austrália com a mulher e a filha”, contou Alaíde.
fieis.jpg
Fiéis vão às ruas para homenagear São Sebastião, padroeiro do Rio
Joci Borges Oliveira morava em Salvador, mas há seis anos veio para o Rio, onde acompanha a procissão do santo. No feriado deste domingo, uma fascite plantar (inflamação de uma faixa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos) não deixará que ela cumpra sua tradição, mas não a impediu de visitar a Basílica Santuário de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, para agradecer a graça recebida “de minha vida ser em paz”. Já Isabel Cristina Oliveira frequenta o santuário há mais de 20 anos. “Já tive muitas graças. Venho para agradecer”, disse. William de Andrade é vizinho da basílica e prestigia a festa dedicada a São Sebastião todo dia 20 de janeiro, embora seja devoto de Santa Luzia. Ele faz questão de acompanhar a mulher, Isaura, que tem em São Sebastião seu santo preferido.

Missas

Durante todo o dia, foram realizadas missas a cada hora no Santuário dos Frades Capuchinhos. A primeira foi às 8h. Falando à imprensa, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que rezou a missa das 10h, destacou a importância de São Sebastião para a cidade. – São Sebastião é do século XVI. É o padroeiro do Rio de Janeiro. São séculos de devoção que demonstram a tenacidade, a coragem de um homem de Deus que não desanimou nunca. É para que o carioca nunca desanime dos seus problemas, das suas flechadas, caminhando com fé – disse. Falando aos fiéis durante a missa, Dom Orani Tempesta salientou os sinais de bravura e de sustentação de São Sebastião, que devem estar presentes em todos os cariocas, para que possam encontrar a solução de todos os problemas e para que a cidade seja acolhedora “como sempre foi”. A programação em homenagem a São Sebastião inclui ainda o Terço da Misericórdia, na igreja dos Capuchinhos. Houve a procissão em honra ao padroeiro, rumo à Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, situada na Avenida Chile, região central da cidade.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo