Para atrair os consumidores, o comércio apresenta várias alternativas para as compras como promoções, kits promocionais, liquidações e sorteios. Outra estratégia é oferecer descontos, planos de pagamentos facilitados e brindes, além de lançar produtos novos e ampliar a variedade de mercadorias.
Por Redação, com Poder360 - do Rio de Janeiro
Os lojistas da cidade do Rio de Janeiro estão animados com as vendas para o Natal, a maior data comemorativa para o comércio. Segundo pesquisa do CDLRio (Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) e do SindilojasRio (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro), a expectativa dos comerciantes é de alta de 6% nas vendas para a data, responsável por cerca de ⅓ do faturamento anual do setor.
Para o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o avanço nas vendas para o Natal estimado pelos lojistas é reflexo do clima que a data inspira. Além disso, tem o desempenho da economia e dos resultados dos indicadores econômicos que impactam a atividade.
– A queda da taxa de desemprego que, no 1º trimestre, estava em 8,8%, caiu para 7,7%, com cerca de 100 milhões de pessoas ocupadas, número que tende a crescer – exemplificou o presidente como um dos motivos para a elevação nas vendas.
O comportamento da inflação, que para ele está “domesticada”, também influencia o otimismo. Segundo Gonçalves, na área da indústria, os preços ao produtor registraram deflação (-5,43%) nos 9 primeiros meses deste ano. Ele destacou que a inflação ao consumidor segue trajetória declinante sem os efeitos da pandemia e com os mercados equilibrados.
– No acumulado até outubro cravou 3,75%, ao passo que em igual período de 2022 ficou mais elevada (4,70%). Como os indicadores estão melhores em 2023 e as chances de a economia brasileira repetir a taxa de crescimento de 2022 ainda são boas, o comércio se beneficia – afirmou.
– É a economia em desenvolvimento harmonioso que sustenta os ciclos de produção, emprego, consumo e progresso social. Não se conhece fórmula diferente – declarou.
Atrações
Para atrair os consumidores, o comércio apresenta várias alternativas para as compras como promoções, kits promocionais, liquidações e sorteios. Outra estratégia é oferecer descontos, planos de pagamentos facilitados e brindes, além de lançar produtos novos e ampliar a variedade de mercadorias.
“Os lojistas acreditam que os presentes mais vendidos no Natal serão roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria, beleza e bijuterias”, indicou a pesquisa.
O preço médio dos presentes por pessoa deverá ser de R$ 200, conforme apontam 59% dos entrevistados. A preferência de pagamento dos clientes é o cartão de crédito, tendo na sequência o cartão de débito, o pix e o dinheiro em pagamentos à vista. A pesquisa sobre a expectativa para o Natal ouviu 350 lojistas da cidade do Rio de Janeiro.
Na tentativa de aumentar as vendas, boa parte dos comerciantes (60%) querem abrir as lojas aos domingos em dezembro e estender o horário de atendimento. Para isso, 68% dos lojistas de rua pretendem aumentar a segurança com equipes de apoio e melhorar o monitoramento com câmeras, segundo a pesquisa.