Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Richard Gere defende povos indígenas da Amazônia

Richard Gere se une a líderes indígenas em Londres para lançar relatório sobre povos tribais isolados, destacando a ameaça do desmatamento e exploração na Amazônia.

Terça, 28 de Outubro de 2025 às 11:24, por: CdB

Ao lado de líderes indígenas do Brasil e do Peru, o artista compareceu ao lançamento, em Londres, de “Povos Tribais Isolados.

Por Redação, com ANSA – de Nova York

O ator norte-americano Richard Gere entrou em campo em defesa dos povos indígenas da América Latina, cada vez mais ameaçados pelo desmatamento e pela exploração ilegal da floresta amazônica.

Richard Gere defende povos indígenas da Amazônia | Estudo apontou que 196 tribos estão em risco pelo mundo
Estudo apontou que 196 tribos estão em risco pelo mundo

Ao lado de líderes indígenas do Brasil e do Peru, o artista compareceu ao lançamento, em Londres, de “Povos Tribais Isolados: Fronteiras da Resistência”, o primeiro relatório global da Survival International sobre grupos que recusam contato com o mundo exterior.

– Por quanto tempo consideraremos esses povos como danos colaterais enquanto saqueamos suas terras? – questionou Gere, pedindo responsabilidade moral global.

Segundo a organização, existem pelo menos 196 tribos isoladas em 10 países, principalmente na América do Sul, na Ásia e no Pacífico. No entanto, metade delas corre o risco de desaparecer em uma década, a menos que governos e empresas tomem medidas urgentes.

Brasil

O Brasil surge como o epicentro da crise, com vastas áreas da Amazônia ameaçadas pela exploração ilegal de madeira, pela mineração e pela expansão do agronegócio.

De acordo com a Survival, 64% das tribos isoladas são afetadas pelo desmatamento, 41% pela mineração ilegal de ouro e outros minerais e 23% pela conversão de terras para a pecuária e o cultivo de soja.

A pressão industrial se soma à atuação de gangues criminosas armadas, missionários evangélicos e influenciadores digitais que buscam contato forçado para ganhar visibilidade nas redes sociais.

Às vésperas da COP30, em Belém, a instituição lançou um apelo: proteger as tribos isoladas também significa defender a Amazônia e conter a crise climática.

Edições digital e impressa