Encontro na CLDF reúne artistas, gestores e sociedade civil para discutir políticas culturais, fortalecer conselhos regionais e enfrentar desafios estruturais do setor no DF
Por Redação- de Brasília
Na próxima segunda-feira (28), às 10h, a Sala Itamar Pinheiro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), será palco de um debate fundamental para o futuro das políticas culturais do DF. O encontro discutirá a importância da representação da sociedade civil nos conselhos regionais e no Conselho de Cultura do DF, além dos entraves que dificultam o pleno desenvolvimento da cultura na atual conjuntura.

Com a participação de artistas, gestores, conselheiros e representantes da sociedade civil, o encontro pretende fortalecer o diálogo entre os territórios e as instâncias decisórias da política cultural. A mobilização visa garantir que as diretrizes do setor realmente reflitam as necessidades e aspirações de quem vive e faz a cultura no dia a dia.
A artista e ativista cultural Rita Andrade, que participará da mesa de debate, destaca o papel estratégico dos conselhos regionais para a efetividade das políticas públicas. “Outro ponto importante é que, quando você fortalece esses espaços de representação social nos territórios, você também aumenta as possibilidades… Você favorece pra que as políticas públicas cheguem na ponta. Muito especial as políticas de fomento, que é o nosso grande gargalo. Cadê o recurso pra executar os projetos culturais?”, indagou.
Dificuldade de conseguir recursos
Durante o encontro, também serão abordadas as dificuldades enfrentadas pela classe artística, principalmente relacionadas à escassez de recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, à rigidez nos critérios dos editais e à falta de espaços físicos nos territórios que permitam aos artistas desenvolverem e apresentarem seus trabalhos.
Rita também ressaltou a importância do momento atual para a renovação da representação da sociedade civil no Conselho de Cultura do DF, instância máxima de participação social junto ao governo.“Fortalecer os conselhos regionais de cultura é fundamental, porque são exatamente esses conselheiros dos territórios que elegem o conselhão. Isso precisa estar na pauta desse encontro.”
O evento, iniciativa do deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF), é aberto ao público e a participação popular é considerada essencial para a construção de um setor cultural mais justo, acessível e representativo.
Data: 28 de abril
Hora: 10h
Local: Sala Itamar Pinheiro, Câmara Legislativa do Distrito Federal– CLDF