O navio Yantar, apontado como um equipamento de espionagem da Rússia, já havia sido detectado em águas britânicas em janeiro deste ano.
Por Redação, com CartaCapital – de Londres
O ministro britânico da Defesa, John Healey, fez uma advertência nesta quarta-feira ao presidente russo, Vladimir Putin, após a detecção do navio militar “Yantar” em águas britânicas pela segunda vez este ano.

– Minha mensagem para a Rússia e para Putin é que nós os vemos. Sabemos o que estão fazendo. E se o ‘Yantar’ se dirigir para o sul esta semana, estamos preparados – declarou o ministro durante uma coletiva de imprensa.
O ministro especificou que o navio foi visto próximo ao norte da Escócia e que, pela primeira vez, havia direcionado seus lasers para pilotos de aviões da Royal Air Force que monitoravam suas atividades.
– É a segunda vez este ano que entra em águas britânicas – destacou Healey.
– Faz parte de uma frota russa projetada para colocar em risco e comprometer nossas infraestruturas submarinas e as de nossos aliados – continuou o ministro.
Programa russo
Segundo Healey, trata-se de “um programa russo destinado a desenvolver capacidades que permitam assegurar a vigilância em tempos de paz e o sabotagem em tempos de conflito”, acrescentou.
Em 22 de janeiro, o ministro já havia feito um alerta a Putin após a detecção pela Royal Navy do mesmo navio, qualificado como “espião russo”, no Canal da Mancha e depois no Mar do Norte.