De acordo com a agência russa de notícias RT, essa foi a primeira conversa internacional oficial de Putin em 2026, e um dos assuntos abordados foi a tensão na Venezuela após a intervenção norte-americana no país.
Por Redação – de Brasília
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Vladimir Putin, da Rússia, conversaram nesta quarta-feira, por telefone, sobre a situação em torno da Venezuela, palco, no último dia 3 de janeiro, de uma intervenção das forças dos Estados Unidos e do sequestro do chefe de Estado, Nicolás Maduro.

De acordo com a agência russa de notícias RT, essa foi a primeira conversa internacional oficial de Putin em 2026, e um dos assuntos abordados foi a tensão na Venezuela após a intervenção norte-americana no país. “Por iniciativa do lado brasileiro, ocorreu uma conversa telefônica entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva”, diz a RT.
Lula e Putin, segundo o Itamaraty, concordaram em destacar a importância de garantir a soberania e os interesses nacionais do país sul-americano, de acordo com a reportagem. Ambos concordaram em destacar a importância de garantir a soberania e os interesses venezuelanos.
Governança
Em nota, nesta tarde, o Palácio do Planalto confirmou o telefonema e disse que os presidentes manifestaram preocupação.
Segundo o comunicado, os presidentes “reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Defenderam o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança”.
Outro assunto abordado no telefonema, no contexto da próxima reunião da Comissão de Alto Nível Russo-Brasileira em fevereiro de 2026, foi o desenvolvimento da cooperação entre a Rússia e o Brasil em áreas diversas.