Propagandas que fazem uso de clichês sobre homens e mulheres estão banidas no país europeu. Comerciais assim podem restringir escolhas e limitar o potencial de crianças e jovens, diz órgão regulador britânico.
Por Redação, com DW - de Londres
Comerciais e anúncios publicitários que retratam "estereótipos prejudiciais de gênero" estão proibidos de circular no Reino Unido a partir desta sexta-feira. A agência reguladora Autoridade de Padrões Publicitários (ASA, na sigla em inglês) tomou a decisão com base em provas que sugerem que estereótipos podem "restringir as escolhas, aspirações e oportunidades de crianças, jovens e adultos". Segundo a agência britânica, algumas peças publicitárias acabam reforçando ainda mais esses estereótipos e desempenhando um papel importante na desigualdade de gênero. – Estereótipos de gênero prejudiciais em comerciais podem contribuir para a desigualdade na sociedade, com consequências para todos nós – disse o presidente executivo da ASA, Guy Parker, em nota. "Falando de forma mais simples: descobrimos que algumas representações em propagandas podem, com o tempo, ter um papel na limitação do potencial das pessoas." – É do interesse de mulheres e homens, da nossa economia e da sociedade que os publicitários se afastem de representações antiquadas, e estamos satisfeitos com o modo como a indústria já começou a reagir – disse Parker.