Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Rede Sina promove sarau de poesias em Ipanema

Arquivado em:
Segunda, 02 de Maio de 2022 às 17:37, por: CdB

A jornalista e fundadora da Rede Sina, Melina Guterres (Mel Inquieta), realizou e mediou, recentemente, um bate-papo online com os realizadores dos saraus convidados que contaram um pouco sobre a história de seus reuniões e os preparativos para o encontro presencial na Sina Poética desta terça-feira.

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro
Com a pandemia mais controlada, a Rede Sina retomou as atividades presenciais no mês de março com seu sarau de poesia Sina Poética, que teve sua sétima edição realizada em Santa Maria. A oitava edição acontece no Rio de Janeiro, no dia 3 de maio, a partir das 19h no bar Empório em Ipanema, reunindo diferentes saraus, entre estes Pelada Poética, Ratos Di Versos e Corujão da Poesia. Todos com mais de 15 anos de existência.
sina-poetica.jpg
O encontro poético ocorre em Ipanema, Zona Sul do Rio
A Rede Sina é uma plataforma de conteúdo  que está online desde 2015, sua base fica em Santa Maria-RS, mas reúne conteúdo de autores de diversos lugares do país. A público do Estado do Rio de Janeiro é segundo que mais acessa o canal da Rede Sina no Youtube e o terceiro que mais acessa o portal e redes sociais. Atrás apenas do estado do Rio Grande do Sul e São Paulo. O 'Corujão da Poesia', coordenado pelo João do Corujão, desde de o começo da pandemia, passou a ser transmitido toda terça, das 22h às 3h, na Rede Sina. Foram realizados mais de 100 saraus online desde então. O evento presencial da Rede Sina marcará também a retomada dos encontros presenciais do Corujão da Poesia, que seguirá numa versão híbrida nos próximos meses. A jornalista e fundadora da Rede Sina, Melina Guterres (Mel Inquieta), realizou e mediou, recentemente, um bate-papo online com os realizadores dos saraus convidados que contaram um pouco sobre a história de seus reuniões e os preparativos para o encontro presencial na Sina Poética desta terça-feira. Nessa live, transmitida no portal, youtube e face da Rede Sina, participaram João do Corujão do Corujão da Poesia, Eduardo Tornaghi da Pelada Poética e Marcelo Nietzsche do Ratos Di Versos.

Sina Poética Rio

A 8ª Sina Poética, que terá sua primeira edição no Rio de Janeiro, promove encontro entre saraus cariocas Corujão da Poesia, Pelada Poética, Ratos Di Versos e a mais jovem “cariúcha” Sina Poética.  O evento promovido pela Rede Sina tem apoio cultural do bar Empório 37 em Ipanema, que cedeu o segundo piso do bar, exclusivamente para o encontro. A Sina Poética Rio acontece dia 3 de maio, terça-feira, a partir das 19h no Empório (Mária Quitéria, 37), conhecido por ser a casa mais antiga de rock do Rio. O bar abre às 18h já com um DJ tocando os sons da casa. No segundo piso o sarau de poesia rola com microfone aberto. As inscrições para participar são realizadas no local. São aceitas leituras poéticas, intervenções musicais, improvisações teatrais, performances, danças. Pede-se que cada leitura tenha até 5 min e as apresentações artísticas até 10 min. Pode-se levar livros para vender ou trocar entre autores.  No primeiro andar também haverão algumas mesas reservadas para o público da Sina que quiser jantar ou se deliciar com petiscos.  A entrada é franca. A transmissão ao vivo  será realizada nos canais da Rede Sina: portal, Youtube e Facebook.

Participantes

Especialmente para Sina Poética Rio, algumas pessoas estão se deslocando de outras regiões do país. De Santa Maria-RS, a jornalista fundadora da Rede Sina Melina Guterres (Mel Inquieta) e o escritor e colaborador da Rede Sina, Odemir Tex. Jr. De Porto Alegre-RS, as colunistas da Rede Sina, Maria Alice Bragança, jornalista, poeta e coordenadora do Mulherio das Letras – RS, Saíle Bárbara Barreto, advogada, escritora e criadora da página ‘Advogada Estressada’ com mais de 100 mil seguidores no facebook. Saíle é natural de SC e briga na justiça em um caso inusitado em que um juiz tenta impedir a circulação de um de seus livros por se identificar com um de seus personagens. Com elas também a escritora Noélia Ribeiro. De São Paulo, vêm o jornalista e colaborador da Rede, Paulo Cabral e a psicanalista Thassy Cruz.

Empório 37

Segundo Melina Guterres, o bar escolhido tem uma representatividade agregadora. “Tenho boas memórias do Empório de quando morei o Rio. Lembro como um local onde o rock, não estava apenas no palco, mas também entre as diferentes pessoas que conversavam sem preconceitos, distinções. Sempre proporcionando boas festas e trocas. Também é uma maneira de homenagear o querido Vicente Machado, gaúcho de Santa Maria,  inesquecível que representava todo esse espírito agregador e era excelente no atendimento. Além de querido e parecer  amigo de todos, Vicente era um leitor assíduo. Até hoje tenho um livro do Julio Cortázar, que ele emprestou. Quando não cruzava com ele no Empório era em algum sarau”, conta. Vicente era sociólogo e maitre (anfitrião, chefe de salão, que faz parte da gestão) do Empório. Trabalhou 22 anos no bar. Faleceu em 2011 decorrente de um câncer, recebeu dos frequentadores várias homenagens. O bar e Restaurante Empório 37 fica localizado na R. Mária Quitéria, entre o posto 9 e 10 de Ipanema é casa de rock mais antiga do Rio de Janeiro. Ativa desde 1982 reúne ampla diversidade de público e gerações. Tem dois ambientes com mezaninos com palcos para shows e DJs.

SERVIÇO

3 DE MAIO – TERÇA-FEIRA, 19H 8ª SINA POÉTICA – SARAU DE POESIA Encontro de Saraus: Sina Poética, Corujão da Poesia, Pelada Poética, Ratos Di Versos NO 2º PISO DO BAR EMPÓRIO 37 (MARIA QUITÉRIA 37, IPANEMA. RIO DE JANEIRO-RJ ) ENTRADA FRANCA MICROFONE ABERTO | INSCRIÇÃO NA HORA TEMPO 5 MIN PARA LEITURA E 10 MIN PARA APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo