Muitas pessoas não entendem o funcionamento do Google de outros sites de busca. Por que alguns artigos estão na parte alta da primeira página enquanto outros ficam em páginas tão distantes dos olhos dos leitores? Isso acontece porque os sites que estão na primeira página utilizam um mecanismo para melhorar tanto a estrutura quanto as palavras utilizadas dentro daquele artigo. Esse mecanismo se chama SEO.
O que é SEO
SEO é uma ferramenta que faz com que os artigos otimizados, ou seja, os artigos que usem estratégias SEO sejam posicionados de uma forma diferente dos outros que não utilizam essa estratégia. SEO significa Search Engine Optimization. Ele é um conjunto de métodos para melhorar um posicionamento do site no Google e nos diversos mecanismos de busca existentes na internet, usando palavras-chave e estruturação de texto.
Esses métodos ou técnicas aumentam a autoridade do site, sua relevância e performance no mundo online. Os sites de jogos, por exemplo. São vários espalhados na internet mas, empresas como o cassino online GGBet possuem uma plataforma fácil, com um texto claro e assertivo para que seus clientes compreendam do que o site se trata e como utilizá-lo assim que entram no mesmo.
O SEO é tão importante que pesquisas apontam que cerca de 93% dos consumidores buscam o site ou empresa em um buscador como o Google antes de finalizar uma compra ou solicitar um serviço. Isso significa que a empresa estar no Google hoje é quase como uma correlação com a sua existência. Lembre-se que você também olha os primeiros resultados do Google quando está buscando algo, por que seu cliente não faria o mesmo?
A relação texto versus experiência do cliente também é muito válida quando se trata de otimização, como foi citado o caso do Cassino acima. É importante que o usuário entre no site e entenda o produto ou serviço e encontre o que procura de forma fácil. Tudo isso também é levado em consideração pelos mecanismos de buscas.
Por que as empresas precisam utilizar ferramentas SEO
Hoje em dia é quase impossível ter uma empresa e não existir nada sobre ela na internet. Mais ainda, ter uma empresa e não aproveitar as vantagens que a internet pode trazer. Uma empresa que entende o mundo que estamos irá aproveitar a dimensão do mundo virtual e irá se promover ali, conseguindo mais clientes ou somente o reconhecimento da marca, o chamado Branding.
Empresas que querem se promover entendem que na maioria das vezes seu nicho já é tomado por várias outras empresas então, como se colocar no mercado de uma forma que as pessoas vejam sua marca?
Várias técnicas são usadas e uma delas é o SEO. As empresas podem aproveitar deste recurso para criar artigos que utilizam palavras-chaves que funcionam para aquela região e assim, as pessoas irão buscar artigos relacionados e podem encontrar um artigo da sua empresa.
É preciso lembrar que cada empresa possui um nicho então, algumas empresas vão conseguir ter um bom ranking sem precisar de qualquer ferramenta quando se trata de “Onde encontrar loja de CD em Itapetininga” caso seja uma empresa de CD em Itapetininga, mas imagine um salão de beleza na grande São Paulo, são milhares de salões ao redor da cidade.
Nesse exemplo, a resposta para ajudar o salão de beleza seria: SEO ou propaganda paga. No caso da propaganda paga é bem simples, o salão pode pagar a um site que tenha como artigo “10 melhores salões de beleza em São Paulo” para que ele coloque seu nome entre um desses 10 locais ou pagar diretamente ao Google para que o site do seu salão esteja entre os primeiros quando se trata de pesquisa. Já a estratégia de SEO é aquela onde o salão pode, por exemplo, fazer seu próprio artigo, sem precisar pagar a terceiros.
Como utilizar SEO
Sabendo da importância do SEO para sua empresa e desenvolvimento da sua marca, chegou o momento de entender como utilizar essa ferramenta. O Google, assim como outros sites de busca funcionam da seguinte forma: Quando o usuário digita algo como “Salões de beleza em São Paulo”, o site de busca procura em artigos os que tenham essas palavras-chave ou as palavras que mais se aproximem a elas, em semântica.
Então, caso as palavras-chaves do seu site estejam de acordo com essa busca, ele possui chances de aparecer nos primeiros resultados do buscador. Mas, como saber as melhores palavras-chaves para adicionar em um artigo? As palavras-chave mais comuns estão em ferramentas que também são oferecidas pelo Google, como o Google Analytics, por exemplo.
As empresas, então, devem encontrar uma maneira de otimizar não só seus artigos mas também suas páginas, de forma que as palavras-chave referentes às suas áreas estejam dentro dos seus sites. Fazendo isso, o Google entende que aquela página está otimizada e caso esteja com um bom trabalho SEO, ela estará entre as primeiras no momento da pesquisa feita por um usuário.
É possível fazer essa otimização sozinho já que existem diversos materiais sobre o assunto mas, como as empresas visam o crescimento rápido, muitas delas optam por profissionais da área, que estudam e descobrem a cada dia novas técnicas para entender o algoritmo dos sites de pesquisa e fazer com que o site do seu cliente esteja nas primeiras páginas.