Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Protestos pró-Palestina reúnem multidões na Itália

Milhares de italianos se manifestam em apoio à Palestina, protestando contra a interceptação da Flotilha Global Sumud. Conheça os detalhes dos protestos em várias cidades.

Sexta, 03 de Outubro de 2025 às 11:02, por: CdB

Os italianos representavam a segunda maior delegação da missão humanitária, com cerca de 40 ativistas e políticos, atrás apenas dos espanhóis, com quase 50.

Por Redação, com ANSA – de Roma

As principais cidades da Itália são palcos nesta sexta-feira de grandes manifestações em defesa da Palestina, após sindicatos terem convocado uma greve geral para protestar contra a interceptação da Flotilha Global Sumud, que planejava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, por Israel em águas internacionais.

Protestos pró-Palestina reúnem multidões na Itália | Marcha pró-Gaza em Roma
Marcha pró-Gaza em Roma

Os italianos representavam a segunda maior delegação da missão humanitária, com cerca de 40 ativistas e políticos, atrás apenas dos espanhóis, com quase 50.

A mobilização, convocada pela Confederação-Geral Italiana do Trabalho (Cgil) e pela União Sindical de Base (USB), ocorre apesar de o órgão de vigilância de greves ter definido a paralisação como ilegítima por ter sido marcada de última hora.

Como resultado, diversas escolas ficaram fechadas nesta sexta, enquanto serviços de transporte coletivo sofrem com atrasos e cancelamentos.

Apenas em Milão, segundo a Cgil, a marcha reuniu pelo menos 100 mil pessoas, enquanto agentes das forças de segurança falam em 50 mil participantes. Na capital Roma, a presença é estimada em pelo menos 60 mil indivíduos, que marcharam ao som da canção antifascista “Bella ciao!”.

Veneza

Já em Veneza, manifestantes bloquearam as ligações por terra entre o continente e o centro histórico e estenderam uma faixa com os dizeres “Gaza livre” no topo do edifício do estacionamento público na porta da cidade antiga.

Em Livorno, na Toscana, ativistas fecharam o acesso ao porto local, dando origem a longas filas de caminhões. “As ruas estão lotadas. Essa reação humanitária de fraternidade e solidariedade é uma coisa da qual temos de nos orgulhar”, disse o líder da Cgil, Maurizio Landini.

Há exata uma semana, outra greve já havia levado 500 mil pessoas às ruas de toda a Itália para protestar em prol da Palestina, enquanto manifestações espontâneas eclodiram na noite de quarta-feira, logo após a interceptação da Flotilha Global Sumud por Israel.

Edições digital e impressa