Realizado pela Quiprocó Filmes, o festival surge como um marco cultural no interior do Rio de Janeiro, reunindo mais de 50 filmes em cinco mostras competitivas.
Por Redação – do Rio de Janeiro
Entre os dias 19 e 24 de agosto de 2025, a cidade de Campos dos Goytacazes estreia na rota dos grandes eventos cinematográficos com a chegada do I Festival Internacional Goitacá de Cinema.

Realizado pela Quiprocó Filmes, o festival surge como um marco cultural no interior do Rio de Janeiro, reunindo mais de 50 filmes em cinco mostras competitivas, atividades de formação, homenagens e um espaço exclusivo para o mercado audiovisual.
Com patrocínio da Ferroport e apoio de instituições como UENF, Faperj, CAPES, Casa de Cultura Villa Maria, entre outras, o evento será gratuito e ocupará diversas salas e espaços culturais da cidade.
Zezé Motta é homenageada na primeira edição
Ao todo, pelo menos 50 filmes serão exibidos nos seis dias, deste que é o primeiro festival de cinema da cidade. A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada do evento, tendo uma mostra com o seu nome dedicada a filmes que contemplem diversidade de raça e gênero.
A convocatória de filmes e o regulamento geral foram lançados no dia 28 de março, em um gesto de homenagem à cidade, que completou 189 anos nesta data.
O festival também vai promover o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense e o Programa de Formação, com oficinas e debates para cineastas, estudantes e profissionais da área e de áreas correlatas, além do Cine Market Goitacá, um evento voltado para o mercado audiovisual, que vai gerar oportunidades de negócios para a região.
As mostras celebram a diversidade de linguagens cinematográficas e dão destaque às obras de realizadores, sejam eles novos ou veteranos.
– O festival marca um momento histórico para Campos, abrindo portas para novos talentos, impulsionando negócios, gerando empregos, dinamizando a economia regional e fortalecendo a cena cinematográfica local. Com o tema “Preservar e Formar para o futuro”, a proposta está sendo forjada em meio a retomada do projeto da Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual. A nossa missão é inspirar novas produções, conectar criadores e colocar a cidade de vez no mapa do cinema internacional – afirma Fernando Sousa, diretor-geral do evento.
As inscrições para longas e curtas ficam abertas até 27 de abril.
Junte-se a essa estreia histórica O I Festival Internacional Goitacá de Cinema posiciona Campos dos Goytacazes no cenário nacional e internacional, promovendo o cinema e o audiovisual.
Mostras Competitivas:
Mostra Competitiva Brasileira: Filmes nacionais (curtas e longas) que se destacam pela inovação.
Mostra Competitiva Internacional: Filmes internacionais com novas perspectivas.
Mostra Zezé Motta: Filmes que abordam questões de gênero, raça e diversidade.
Mostra KBrunquinho: Filmes infantis e para jovens, com categorias para curtas e longas.
Mostra Olhares da Planície: Foco na produção do interior do Rio, revelando novos talentos.
Não perca essa oportunidade
Premiação: O Troféu Kbrunco, inspirado na cultura tradicional da região, será entregue aos vencedores de cada categoria.
Inscrições abertas
As inscrições de filmes para o festival começaram em 28 de março, data em que Campos completou 189 anos. Os interessados podem submeter seus trabalhos no link oficial da Quiprocó Filmes:
https://linktr.ee/quiprocofilmes