Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Presidente da Fifa quer 'punições severas' por racismo contra Vlahovic

Arquivado em:
Segunda, 08 de Maio de 2023 às 14:13, por: CdB

O jogador foi ofendido por torcedores, que o chamaram, entre outros termos, de "cigano", e a partida chegou a ser interrompida para que alertas fossem dados pelos alto faltantes do Gewiss Stadium.


Por Redação, com ANSA - de Roma/Paris


O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se manifestou nesta segunda-feira sobre o caso de racismo contra o atacante sérvio da Juventus, Dusan Vlahovic, durante a partida contra a Atalanta no domingo, e pediu "punições severas".




vlahovic.jpg
Vlahovic foi ofendido por cânticos racistas da torcida da Atalanta

O jogador foi ofendido por torcedores, que o chamaram, entre outros termos, de "cigano", e a partida chegou a ser interrompida para que alertas fossem dados pelos alto faltantes do Gewiss Stadium. Mas, assim que o confronto foi reiniciado, os cânticos racistas voltaram, e se acentuaram após o gol nos acréscimos do atacante.


Por comemorar ironizando os torcedores, ele ainda tomou um cartão amarelo.


– No futebol não há espaço para o racismo ou para qualquer forma de discriminação. É absolutamente inaceitável o insulto racista feito ontem por torcedores contra Dusan Vlahovic, atacante da Juventus, durante a partida da Serie A contra a Atalanta. Não se trata de um episódio isolado e peço às autoridades competentes que garantam a aplicação das punições severas para combater tais episódios – escreveu em suas redes sociais.



Discriminação


Infantino disse que tanto ele como a Fifa "estão ao lado de Dusan Vlahovic assim como de qualquer outro jogador, treinador, árbitro, torcedor ou participante de uma partida de futebol que tenha sofrido episódios de racismo ou de qualquer forma de discriminação".


– As vítimas desses abusos devem ser apoiadas e os responsáveis devem ser claramente punidos pelas autoridades em todos os níveis. Reforço ainda o apelo que já lancei mais de uma vez no passado para que os torcedores tomem posições e calem os racistas. De uma vez por todas: não ao racismo, não a qualquer forma de discriminação – acrescentou.


Os representantes da Procuradoria-Geral da Federação Italiana de Futebol (Figc) estavam no estádio e fizeram relatórios sobre o caso, que deve gerar a abertura de uma investigação formal.



Mourinho é cotado como novo treinador do PSG


O Paris Saint-Germain (PSG) estaria em "negociações avançadas" com o técnico da Roma, José Mourinho, para ser o novo treinador do time, informa a mídia local nesta segunda-feira.


Em crise, o português seria o favorito da diretoria do clube parisiense para substituir Christophe Galtier após mais uma temporada sem avançar nas competições europeias, informa a "RMC Sport".


Conforme fontes ouvidas pela mídia, "poucos técnicos foram formalmente contatados, de maneira direta ou indireta".


"Segundo as nossas informações, Luis Campos (diretor do PSG) conversou com o agente de José Mourinho sobre uma possível transferência para Paris no próximo verão. No entourage de Mourinho, nega-se qualquer contato direto entre o treinador e Campos.Todavia, as negociações estão avançadas entre Campos e o agente do técnico, Jorge Mendes", diz ainda o portal.


Mourinho seria o atual favorito da diretoria, apesar do "sonho" de contratar Zinedine Zidane, que teria uma contratação mais "complexa".


O PSG vive uma crise com parte de sua torcida, que pediu publicamente que grandes nomes da equipe, como Neymar e Lionel Messi, deixassem o clube parisiense. Já a Roma tem um ano modesto no Campeonato Italiano, onde ocupa apenas a sétima posição, mas ainda tem chances na Liga Europa, na qual está na semifinal.



Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo