Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2025

Prada compra Versace na maior transação comercial no setor de alto luxo

A Prada compra a Versace em transação histórica, devolvendo a marca à Itália e fortalecendo sua posição no setor de luxo.

Quinta, 10 de Abril de 2025 às 20:24, por: CdB

A compra, a maior da história de 112 anos da Prada, devolve a Versace à propriedade italiana e pode colocar a empresa em uma posição melhor para competir com rivais de luxo maiores.

Por Redação, com Bloomberg – de Roma

A Prada concordou em comprar a Versace por cerca de US$ 1,38 bilhão em dinheiro, fortalecendo sua posição como o maior grupo de moda da Itália ao acrescentar uma das marcas mais conhecidas do setor de luxo. A empresa sediada em Milão, controlada pela estilista bilionária Miuccia Prada e seu marido Patrizio Bertelli, está comprando a Versace da Capri Holdings, que pagou € 1,8 bilhão (US$ 2 bilhões) pela marca, em 2018.

Prada compra Versace na maior transação comercial no setor de alto luxo | O estilo da Prada é mais alternativo do que o da Versace
O estilo da Prada é mais alternativo do que o da Versace

A compra, a maior da história de 112 anos da Prada, devolve a Versace à propriedade italiana e pode colocar a empresa em uma posição melhor para competir com rivais de luxo maiores, como a LVMH e a Kering. O acordo também dá à Versace uma chance de dar a volta por cima.

— A Versace é uma marca bem conhecida e deve ser complementar à Prada — disse Luca Solca, analista da Bernstein. Ainda assim, a marca “exige grandes investimentos”.

 

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Dívidas

O acordo foi adiante apesar da turbulência do mercado global desencadeada pela ofensiva tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump. A Prada negociou durante meses a compra da casa de moda fundada por Gianni Versace na década de 1970 e conhecida por seus designs chamativos e prontos para vestir.

O preço final pode ser ajustado durante ou após o fechamento com base em estimativas do capital de giro e da dívida líquida da Versace, disse a Prada. A expectativa é que o negócio seja fechado no segundo semestre do ano.

Para a Prada, que projeta uma estética mais sutil do que a Versace, a aquisição acrescenta diversidade à sua linha de produtos e faz com que a empresa retorne ao papel de compradora depois que os negócios da década de 1990 a sobrecarregaram com dívidas por vários anos.

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